Salmo 119.153-160

11/03/2010

 

153 Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.
154 Pleiteia a minha causa, e resgata-me; vivifica-me segundo a tua palavra.
155 A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.
156 Muitas são, Senhor, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
157 Muitos são os meus perseguidores e os meus adversários, mas não me desvio dos teus testemunhos.
158 Vi os pérfidos e me afligi, porque não guardam a tua palavra.
159 Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, Senhor, segundo a tua benignidade.
160 A soma da tua palavra é a verdade, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre.


Este trecho refere-se a 20ª letra do alfabeto hebraico -
ר - "resh".

Como o salmista conhece a Lei do Senhor, ele pode falar com Deus com sinceridade de coração e sabendo como orar. Ele até mesmo pede que o Senhor o livre de sua aflição porque não esquece a Lei! Uma postura de quem tem firmeza e convicção de que conhece e vive a Lei do Senhor. Se por qualquer motivo ele conhecesse e lembrasse dela, mas não vivesse, talvez ele não tivesse essa ousadia de clamar dessa forma. Conhecer e lembrar, mas deixar de viver, não resolve a situação. É necessário conhecer, lembrar e viver de acordo com a vontade do Senhor.

Como diz o texto, a salvação está longe dos ímpios. Aqueles que não vivem de acordo com o querer do Senhor, alguns mesmo conhecendo e que não aceitam ou desdenham da verdade Bíblica. Com o coração endurecido, podem perder a chance do perdão e da salvação, porque continuam negando a vontade do Senhor. E nunca sabemos qual será nosso último momento, quando será... É preciso conhecer e deixar a Palavra de Deus ser verdade da nossa vida! Não apenas saber, ter boa memória sobre as coisas do Senhor, mas é necessário que aceitemos a verdade em nosso viver, reconhecendo o pecado e buscando o perdão do Senhor. Esse, já está dado em Jesus Cristo, mas para aqueles que buscam com sinceridade, que admitem que precisam do perdão. Aquele que busca sinceramente, vive debaixo da Graça do Senhor!

A Palavra do Senhor é a verdade. Se você assumir isso em sua vida, viver de acordo com o querer do Senhor, verá o querer do Senhor se manifestar. Alguns defendem que aí acabam os problemas. Não posso dizer isso! Mas posso dizer que você não enfrenta mais as dificuldades sozinho. Que terá força para enfrentar e terá a solução dada pelo Senhor. A verdade do cuidado do Senhor está expressa na Sua palavra e podemos confiar nisso. Porque a Palavra do Senhor é a verdade e cada uma de Suas justas ordenanças, dura para sempre. Confie! Conheça e viva de acordo com o querer do Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 11/03/10 por e-mail.