Somos chamados para adquirir conhecimento

16/12/2009

 

Provérbios 1.1-7

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.
2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência;
3 para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade;
4 para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.
5 Ouça também o sábio e cresça em ciência e o entendido, adquira habilidade,
6 para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas.
7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.


A Bíblia toda nos dá instruções. Nos chama ao conhecimento.  Mais que isso, nos chama a viver de acordo com esse conhecimento. No livro de Provérbios temos um conjunto de instruções, para crescimento no conhecimento das coisas do Senhor. Não apenas neste livro, claro, mas temos a chance de encontrar na Bíblia como um todo o entendimento de como viver o temor do Senhor, que é o princípio do conhecimento, como diz o texto de nossa meditação de hoje.

Já escrevi em outros momentos, mas vale reforçar: temor vai além do medo. Pode até passar por isso, mas evolui para algo mais respeitoso. Apenas medo gera preocupação em não fazer apenas para que o outro não nos repreenda. Mas o temor nos leva a condição de entender que além de não chatear o outro, devemos tomar cuidado com o que nos faz mal também. Inclui respeito com a opinião do outro e nos leva a viver aquilo que é melhor para nós com a observação do outro.

Mas para viver isso, viver o temor do Senhor, devemos buscar o conhecimento das coisas do Senhor. Confiar no Senhor, saber que Ele tem o melhor para nós, é o princípio do conhecimento, pois ao termos essa certeza, passamos a buscar com afinco o conhecimento das coisas do Senhor. Fazemos um ciclo nesse processo: o temor nos levar a querer conhecer mais e viver mais de acordo com a vontade do Senhor e o conhecer a vontade do Senhor nos leva ao temor. Isso nos dá a chance de viver de acordo com o querer do Senhor, buscando a vida de santidade, de deixar de lado o que não é o querer do Senhor, as coisas erradas e aquelas que até parecem certas, mas que estão contra a vontade do Senhor para nós. Viver completamente o querer do Senhor em nosso viver! Com o conhecimento conseguimos ir nessa direção.


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 16/12/09 por e-mail.