Salmo 119.65-72

10/12/2009

 


65 Tens usado de bondade para com o teu servo, Senhor, segundo a tua palavra.
66 Ensina-me bom juízo e ciência, pois creio nos teus mandamentos.
67 Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra.
68 Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus estatutos.
69 Os soberbos forjam mentiras contra mim; mas eu de todo o coração guardo os teus preceitos.
70 Torna-se-lhes insensível o coração como a gordura; mas eu me deleito na tua lei.
71 Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
72 Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata.


Este trecho refere-se a 9ª letra do alfabeto hebraico -
ט - "teth".

Este trecho do salmo começa com um belíssimo testemunho! O pedido de conhecer a palavra, a vontade do Senhor, continua sendo verdade, mas o salmista já mostra conhecimento da palavra, pois sabe que o Senhor tem mostrado bondade de acordo com a palavra. Fala ainda que mesmo antes de receber alguma afronta, antes ele já revidava e agora, guarda a palavra do Senhor, o que pode demonstrar que sua aflição fosse algo que o levava a ir por um caminho errado, mas agora ele busca viver o querer do Senhor.

Podemos estudar muito, conhecer muitas coisas, viver muitos anos e aprender outras tantas coisas com a vida e com os anos. Mas a verdadeira sabedoria está em conhecer o querer do Senhor, conhecer Sua palavra, e mais que isso, viver a cada momento o querer do Senhor. Ter fé naquilo que o Senhor nos mostra e fala é que nos leva a uma sabedoria que está além do simples conhecer as coisas, mas uma sabedoria dada pelo próprio Deus, que além de nos dar a certeza de que podemos esperar no Senhor, nos dá ainda a força para enfrentar as dificuldades enquanto elas ainda estão atuando em nossa vida.

Por isso, mesmo dando testemunho que já conhece a palavra do Senhor, o salmista ainda espera continuar crescendo no conhecimento das coisas de Deus. Não é algo que recebemos de uma vez e que chega a um limite que já sabemos tudo! Temos que, continuamente, buscar conhecer. "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6.3a).

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 10/12/09 por e-mail.