Deus age mesmo no que parece estranho

01/12/2009


Atos dos Apóstolos 4.1-4

1 Enquanto eles estavam falando ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus,
2 doendo-se muito de que eles ensinassem o povo e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos,
3 deitaram mão neles e os encerraram na prisão até o dia seguinte; pois era já tarde.
4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil.

A verdade era anunciada. Pessoas acreditavam. Eram tocadas pelo Espírito Santo e queriam mais dessa Verdade que liberta, que é Jesus. Mas os líderes religiosos daquele tempo queriam parar com aquilo. Primeiro, fizeram tudo para abafar o movimento, matando o líder, Jesus. Mas agora, vinha a notícia que Jesus estava vivo, que tinha ressuscitado! Os saduceus não concordavam com a questão da ressurreição e queriam continuar abafando aquele movimento. Afinal, se nem a pena de morte era capaz de deter um movimento de pregação e milagres como aquele, algo mais precisava ser feito!

Começa uma pequena perseguição. Acontece uma prisão. Porque anunciavam o Reino e manifestavam os frutos dessa pregação, acontece uma prisão. A Bíblia nos revela que a perseguição ainda será uma realidade no final dos tempos. Pode não ter deixado de ser uma realidade histórica em muitos lugares que há muito tempo perseguem os cristãos. Mas haverá um momento que tudo ficará mais difícil. Será próximo do fim. E, claro, apesar de não gostar da ideia de perseguição (quem iria gostar, humanamente falando?), eu só posso dizer diante desse quadro: MARANATA! Ora vem, Senhor Jesus! Que se cumpra o tempo determinado pelo Pai e as coisas aconteçam de acordo com o querer Dele. E que Ele mesmo nos dê forças, se precisarmos, como foi para com os primeiros cristãos, para enfrentarmos uma perseguição de grandes proporções. Nos lugares que ela acontece, já é sentida com força, mas logo será maior ainda. No entanto, nossa esperança, como a dos primeiros cristãos, está no cuidado e na manifestação do Senhor!

O evento tinha o cuidado do Senhor. No caso de uma prisão a ideia era abafar o movimento, tornar mais difícil que as pessoas quisessem saber e até mesmo tomar parte do cristianismo nascente. No entanto, o final do texto nos revela que mais pessoas se converteram! Isso mostra como Deus age. Se fosse a forma de agir do ser humano, era mais fácil que as pessoas, com medo, se afastassem daquele movimento. No entanto, como era Deus no controle, pode fugir a qualquer padrão, pois Deus é criativo. Muitos querem colocar Deus em um tubo de ensaio e acham que Ele fará sempre as coisas da mesma forma. Mas o que podemos esperar é o cuidado do Senhor, a direção e a força Dele mesmo. A forma como será a manifestação de Sua vontade, pode ser da forma mais variada e usando até mesmo situações que muitos poderiam pensar que seria impossível algo assim acontecer!

Deixe Deus agir. Não tente limitar o agir de Deus, pois Ele poderá fazer muito mais e das mais variadas formas, até mesmo de maneiras que nós poderíamos achar que era impossível algo dar certo. Se Ele escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias, deu entendimento aos pequeninos e ocultou de sábios e entendidos, Ele pode agir da melhor forma sempre, mesmo em situações que parece impossível algo dar certo. Se Deus estiver no controle em sua vida, se você estiver buscando mesmo a vontade Dele, deixe Ele agir!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 01/12/09 por e-mail.