Salmo 119.49-56

26/11/2009

 


49 Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.
50 Isto é a minha consolação na minha angústia, que a tua promessa me vivifica.
51 Os soberbos zombaram grandemente de mim; contudo, não me desviei da tua lei.
52 Lembro-me dos teus juízos antigos, ó Senhor, e assim me consolo.
53 Grande indignação apoderou-se de mim, por causa dos ímpios que abandonam a tua lei.
54 Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.
55 De noite me lembrei do teu nome, ó Senhor, e observei a tua lei.
56 Isto me sucedeu, porque tenho guardado os teus preceitos.


Este trecho refere-se a 7ª letra do alfabeto hebraico -
ז - "zayin".

A esperança pela promessa do Senhor é muito viva neste salmo. Vemos a constatação de que o salmista se coloca firme na presença do Senhor por conta da promessa e porque aguarda o cumprimento da mesma. Mesmo com pessoas ao seu reder que zombam dele, ou porque alguns abandonam a confiança nas coisas do Senhor e causam ainda alguma chateação.

Essa confiança no cumprimento da promessa do Senhor é a tônica nesta parte do Salmo. Fica claro que ele se coloca firme no conhecimento, na busca e no viver a vontade do Senhor e espera pelo cuidado do Senhor em sua vida de forma completa. Não importa para ele as circunstâncias da vida que podem dar a impressão que não vai dar certo. O que vale é se manter firme nas coisas do Senhor e aguardar pela manifestação completa da vontade do Senhor sobre a vida dele.

Dessa forma devemos agir: conhecer a Palavra do Senhor, viver e praticar essa Palavra em todo o tempo. Não apenas em coisas que parecem ligadas com as coisas da fé, mas em tudo. Não importa por onde você ande, seja sal, seja luz nesse lugar, fazendo sempre o melhor. Não importa o que digam, confie no cumprimento das promessas do Senhor para sua vida. Confie que se você busca a vontade Dele, poderá experimentar sempre o melhor. Não olhe para o que acontece no dia a dia. É claro que dependendo do que acontecer ou de quem causar qualquer chateação a você, fica complicado não sentir o choque. Mas não desanime! Não somos chamados para sermos "super", podemos até sentir a chateação diante de uma situação ou por algo que alguém fale! Mas não deixe que isso tire o seu foco de esperar pela promessa do Senhor em sua vida. Continue buscando, toda a chateação irá deixando seu coração e em pouco tempo, você sentirá a certeza que Deus está agindo e logo você verá resultados diferentes.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 26/11/09 por e-mail.