Salmo 115

27/08/2009

 

Honras somente a Deus

1 Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 Por que perguntariam as nações: Onde está o seu Deus?
3 Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem.
5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;
6 têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram;
7 têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 Semelhantes a eles sejam os que fazem e todos os que neles confiam.
9 Confia, ó Israel, no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.
10 Casa de Arão, confia no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.
11 Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.
12 O Senhor tem-se lembrado de nós, abençoar-nos-á; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão;
13 abençoará os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes.
14 Aumente-vos o Senhor cada vez mais, a vós e a vossos filhos.
15 Sede vós benditos do Senhor, que fez os céus e a terra.
16 Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
17 Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;
18 nós, porém, bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor.


Muitos depositam sua fé em algo que pode ser visto ou tocado. Mas não vemos ou tocamos o nosso Deus! Como mostrar que Ele é mais forte e poderoso que os "deuses" dos povos, que são vistos e tocados, dando a clara impressão que estão presentes de fato? Os feitos de Deus na história falam por Ele. Cada atuação, cada manifestação. Ele é muito presente e atuante ao longo da história humana!

Nós devemos dar glória ao Senhor eterno e soberano. Não a pessoas ou algo que pode ser visto ou tocado. Não devemos nos relacionar com Deus pelo que Ele pode fazer, mas pelo que Ele é! E o que Ele faz, vem junto, claro, mas não pode ser o desejo principal do nosso coração. Muitos querem muito a bênção que Deus pode dar, mas esquecem de buscar o Deus que dá essa bênção. Buscam apenas o que querem, a bênção, e não a vontade de Deus.

Nosso relacionamento com o Senhor deve ser íntegro, completo, profundo, e não apenas uma busca por troca de algo que queremos. Hoje em dia muitos apenas querem a bênção, outros incentivam a busca por isso, mas poucos falam de relacionamento com Deus. Parece algo imediatista, superficial, que muitas vezes é confirmado até por quem prega. É uma diminuição da profundidade que devemos ter com Deus. Algo que se manifesta também quando as pessoas busca os "deuses" que podem ser tocados ou vistos. Afinal, se tocamos ou vemos, é porque ele é real, na opinião de quem acredita. O relacionamento com essa divindade também fica superficial, pois não é a ação ou a manifestação que se torna importante, mas o fato de "estar presente", "ser vista ou tocada". Por que precisamos ver quem deve ser adorado, buscado? Vemos o que é criado e a criatura nunca poderá ser maior que o Criador. A bênção, mesmo que importante e necessária, não pode ter mais importância que a nossa busca pela vontade de Deus.

Ao confiar no Senhor, buscando Sua vontade e agindo conforme o Seu querer, recebemos Sua bênção, Seu cuidado. Ao confiarmos no que podemos tocar ou ver, ou até mesmo apenas ao esperarmos a bênção, podemos não alcançar e ter sérios problemas. Ainda que aparentemente esteja tudo em ordem! O salmo fala que deve ficar com boca e não falar, ter ouvido e não ouvir, e por aí vai, aqueles que fazem esses ídolos e que confiam neles. Muitas vezes pensamos no ídolo apenas como uma imagem, um "santo", mas temos que ir além, pois o ídolo será sempre algo que tentará tomar o lugar que deve ser de Deus em nosso viver! E, ao pensar nisso, tomemos o cuidado de não deixar tal acontecer. Busquemos ao Senhor e vivamos de acordo com Sua vontade! Sem ter algo que nos afaste de nosso relacionamento com Ele!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 27/08/09 por e-mail.