O reino e o sacerdócio do Messias
Salmo de Davi 1
Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até
que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
2 O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder. Domina no meio
dos teus inimigos.
3 O teu povo apresentar-se-á voluntariamente no dia do teu poder
em trajes santos; como vindo do próprio seio da alva, será o
orvalho da tua mocidade.
4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para
sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
5 O Senhor, à tua direita, quebrantará reis no dia da sua ira.
6 Julgará entre as nações; enchê-las-á de cadáveres; quebrantará
os cabeças por toda a terra.
7 Pelo caminho beberá da corrente, e prosseguirá de cabeça
erguida.
Mais um salmo atribuído ao Rei Davi. Apresenta atributos,
qualidades de Cristo.
Pensando no primeiro versículo, podemos notar que este é um
salmo messiânico e que poderia ser utilizando em cerimônias de
coroação de um rei. A expressão "disse o Senhor ao meu senhor"
nos remete a essa possibilidade. Mas algumas versões colocam o
segundo "senhor" também com inicial maiúscula. Isso porque os
estudiosos não são unânimes e as possibilidades deste salmo
seriam:
1) é algo que Deus fala para um rei (que está sendo
coroado) e aí seria com letra minúscula o segundo "senhor"
(alguém estaria declarando isso sobre o rei);
2) fala de um "Rei
Ideal", mesmo que ele ainda não seja o rei, mas conta da
expectativa desse rei, e mais uma vez, o segundo "senhor" seria
com letra minúscula;
3) está falando do Messias como Rei e aí, claro, o
segundo "Senhor" também seria com letra maiúscula, pois seria um
diálogo entre o Pai e o Filho.
Em qualquer das situações, mesmo que fale para um rei sendo
coroado ou ideal, o salmo detalha os atributos do Messias, sobre
como será o reinado Dele. E, claro, a expectativa de que Deus
está cuidando em todos os momentos, permite a possibilidade Dele
já levantar um rei que permita, ao menos, algumas das situações
de bênção do salmo para o povo. Como fala de vitória, cuidado e
direção, o salmo fala mesmo do Messias, é profético e aponta o
futuro, mas pode apontar para um rei que o povo tinha a
esperança que já pudesse deixar as coisas o mais em ordem
possível, seguindo debaixo da vontade do Senhor. Mesmo que ele
não pudesse ser a confirmação completa do salmo, esse rei já
poderia apontar para Aquele que seria o Rei que completaria a
ação descrita no salmo.
Essa é uma expectativa teológica, o "agora já" e o "ainda não".
O "Agora já" lembra que já vivemos como cidadãos do Reino e
apontamos para a eternidade, como embaixadores e representantes
do Reino Eterno. Só que o "Ainda não" nos lembra que neste mundo
ainda podemos não experimentar de forma completa a realidade do
Reino, pois há limitações e também aqueles que vivem longe da
realidade do Reino. Isso não pode nos impedir de viver como
cidadãos do Reino e esperar o cuidado do Senhor a cada momento.
Logo, como no salmo, apontamos profeticamente para o futuro,
onde será completo, mas já buscamos a vida debaixo da vontade do
Senhor desde já e podemos começar a ver algumas situações em
ordem, como se estivéssemos na eternidade. Claro que quando
chegar esse momento, será muito melhor, mas não podemos perder
de vista que já morremos para o pecado e vivemos para Deus, em
Cristo. Logo, já vivemos e sinalizamos o Reino Eterno desde já,
ainda que não possamos experimentar em sua totalidade, já
sinalizamos! Viva como cidadão do Reino de Deus e que seu
testemunho possa alterar corações para que entendam a vontade de
Deus! Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor Esta meditação foi enviada em
23/07/09 por e-mail. |