Os levitas não são apenas músicos!

09/06/2009

 

Neemias 12.1-26

1 Ora, estes são os sacerdotes e os levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesuá: Seraías, Jeremias, Esdras,
2 Amarias, Maluque, Hatus,
3 Ido, Ginetoi, Abias,
4 Secanias, Reum, Meremote,
5 Miamim, Maadias, Bilga,
6 Semaías, Joiaribe, Jedaías,
7 Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías; estes foram os chefes dos sacerdotes e de seus irmãos, nos dias de Jesuá.
8 E os levitas: Jesuá, Binuí, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias; este e seus irmãos dirigiam os louvores.
9 E Baquebuquias e Uni, seus irmãos, estavam defronte deles segundo os seus cargos.
10 Jesuá foi pai de Joiaquim, Joiaquim de Eliasibe, Eliasibe de Joiada,
11 Joiada de Jonatã, e Jonatã de Jadua.
12 E nos dias de Joiaquim foram sacerdotes, chefes das casas paternas: por Seraías, Meraías; por Jeremias, Hananias;
13 por Esdras, Mesulão; por Amarias, Joanã;
14 por Maluqui, Jonatã; por Sebanias, José;
15 por Harim, Adná; por Meraiote, Helcai;
16 por Ido, Zacarias; por Gineton, Mesulão;
17 por Abias, Zicri; por Miniamim e por Moadias, Piltai;
18 por Bilga, Samua; por Semaías, Jônatas;
19 por Joiaribe, Matenai; por Jedaías, Uzi;
20 por Salai, Calai; por Amoque, Eber;
21 por Hilquias, Hasabias; por Jedaías, Netanel.
22 Nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos, dos levitas, os chefes das casas paternas; e assim também os dos sacerdotes, no reinado de Dario, o persa.
23 Os filhos de Levi, chefes de casas paternas, foram inscritos no livro das crônicas, até os dias de Joanã, filho de Eliasibe.
24 Foram, pois, os chefes dos levitas: Hasabias, Serebias, Jesuá, filho de Cadmiel, e seus irmãos que ficavam defronte deles, turma contra turma, para louvarem e darem graças, segundo a ordem de Davi, homem de Deus.
25 Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom, e Acube eram porteiros, e faziam a guarda junto aos celeiros das portas.
26 Estes viveram nos dias de Joiaquim, filho de Jesuá, filho de Jozadaque, como também nos dias de Neemias, o governador, e do sacerdote Esdras, o escriba.


Vemos hoje a definição dos sacerdotes que vieram para Jerusalém. Além do ofício do culto, vemos também os levitas envolvidos com as suas áreas específicas.

Um erro muito comum em nossos dias é denominar como levitas aqueles que cuidam da parte musical em uma comunidade. Primeiro, porque a analogia não é boa. Eram levitas os descendentes da Tribo de Levi, pode ser que não tenhamos isso em nossas comunidades e eles se dedicavam exclusivamente para isso (poucos podem fazer isso em nossos dias). Agora, para efeito de comparação de funções, podemos até chamar os responsáveis pela música de levitas, apenas por comparação. Então, aceitando a ideia da comparação, temos que fazer de forma completa! E os levitas no Antigo Testamento não cuidavam apenas da música, dos louvores! Qualquer pessoa que cuidasse de uma atividade relativa ao templo e descendente da Tribo de Levi, era levita!

Mesmo deixando de lado a questão da descendência da Tribo de Levi, ao compararmos apenas as pessoas que estão com as responsabilidades musicais e de louvor com os levitas, erramos mais uma vez! A pessoa que fica na porta, recebendo visitantes, pode ser comparada ao levita! Cada pessoa que tem uma atividade com relação ao templo, pode ser comparada com um levita do Antigo Testamento!

O texto de hoje nos mostra a identificação histórica do tempo da volta mais uma vez. Ao definir os nomes, dizer quem comandava, quem participou do processo, dando dados específicos, a arqueologia pode encontrar indícios da historicidade desses fatos, mesmo fora do ambiente bíblico. A Bíblia serve como mais uma prova, quando as provas arqueológicas são encontradas. E vemos claramente a questão dos levitas, que não eram apenas os que cuidavam da música, mas de várias responsabilidades ligadas ao Templo. Dessa forma, historicamente, a Bíblia se apresenta como prova, na medida que achados arqueológicos indiquem os fatos. E precisamos ampliar nossa visão sobre o chamado levítico em nossos dias: se queremos comparar com os Levitas do Antigo Testamento, precisamos ter em mente que esse trabalho era mais amplo que apenas o da música. Assim, a meditação de hoje é mais uma introdução ao estudo sobre o chamado levítico em nossos dias. Que possamos entender que a comparação com os levitas do Antigo Testamento vai além para a área musical!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 09/06/09 por e-mail.