As dificuldades existem e podem ser superadas!

26/05/2009

 

Neemias 11.25-36

25 E quanto às aldeias com os seus campos, alguns dos filhos de Judá habitaram em Quiriate-Arba e seus aldeias, em Dibom e seus aldeias, e em Jecabzeel e suas aldeias;
26 em Jesuá, em Molada, em Bete-Pelete,
27 Em Hazar-Sual, em Berseba e seus aldeias,
28 em Ziclague, em Mecona e seus aldeias,
29 em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute,
30 em Zanoa, em Adulão e suas aldeias, em Laquis e seus campos, e em Azeca e seus aldeias. Acamparam-se, pois, desde Berseba até o vale do Hinom.
31 Os filhos de Benjamim também habitaram desde Geba em diante, em Micmás e Aíja, em Betel e seus aldeias,
32 em Anatote, em Nobe, em Ananias,
33 em Hazor, em Ramá, em Gitaim,
34 em Hadide, em Zeboim, em Nebalate,
35 em Lode, e em Ono, vale dos artífices.
36 E dos levitas que habitavam em Judá, algumas turmas foram unidas a Benjamim.


Neste texto, vemos a ocupação de territórios "marginais" da Nação. Aqui não está no "grande centro", o que mostra que havia necessidade de pessoas morarem em uma condição um pouco menos provilegiada que outras. Havia quem estivesse em condição precária e estas pessoas aceitaram o desafio de morar em outros lugares, mais distantes, para manter o território da nação.

Isso nos mostra que essa reorganização da nação não foi algo simples. Vimos situações onde inimigos se levantaram, depois houve toda uma preocupação entre construir e cuidar militarmente, além da situação de impostos sobre as pessoas... E agora, a necessidade de reorganizar até mesmo em lugares mais afastados e com menos estrutura. Isso para os padrões daquele tempo, claro.

Mas essa dificuldade não impediu o povo de seguir nessa reorganização. A cada obstáculo, uma alternativa era pensada e executada. E os avanços eram reais a cada novo momento. Como em nossa vida, que não estamos livres das dificuldades, mas podemos confiar no Senhor, pois Ele agirá conosco, já agiu no passado, não simplesmente impedindo as dificuldades, mas dando força, estratégia e até mesmo libertação milagrosa no meio da dificuldade.

Não sei o que você tem passado. O que sei é que se sua vida está nas mãos do Senhor, siga em frente. Busque Nele a forma de agir, a força, a estratégia. Mas não fique parado! Faça sua parte, agindo de acordo com a vontade do Senhor. A não ser que o Senhor mande esperar, claro. Mas se for para agir, siga em frente, fazendo a vontade do Senhor. No meio das dificuldades, o Senhor dará força e estratégia para enfrentar. E ainda haverá situações que Ele vai agir de forma milagrosa, atuando em seu favor, mudando sua dificuldade em vitória! Aleluia!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 26/05/09 por e-mail.