O compromisso do Senhor é com as pessoas!

24/03/2009

 

Leia Neemias 7.5-69

Essa parte do texto é daquelas que muita gente pula, acha que é chato conhecer essa parte da história. Muitos até dizem que não encontram sentido em ver textos assim. Eu costumo dizer que, no mínimo, esses textos podem comprovar a história. Quando alguma escavação arqueológica encontrar alguma pista dessa época, o texto pode se mostrar como verdadeiro e ser confirmado por essa escavação. Quantas coisas que a história Bíblica relata e que são confirmadas por estudiosos, historiadores e arqueólogos... Pena que só receba destaque as descobertas que eles tentam mostrar que provam que o que a Bíblia diz não é verdade. Mais triste ainda é ver que a Bíblia confirma, mas que há estudiosos que nem sabem bem o que a Bíblia diz. Aos poucos, isso tem mudado, é verdade. Mas ainda assim, há muito o que mudar nesse sentido das revelações das descobertas e as confirmações de que a história Bíblica tem razão.

Agora, mais que pontuar a história, ela relata a reorganização dessa nação. Um povo que foi levado para o exílio, teve sua terra praticamente destruída por completo, como nação deixou de existir. O fato de relatar quem voltou mostra a reorganização dessa nação, depois da destruição. Ela estava se reconstruindo! E a história precisava registrar esse momento, deixar claro que pessoas estavam envolvidas nesse processo. Havia quem quisesse mesmo que a nação voltasse a existir. E não era desejo apenas de alguns, pois havia muita gente na hora de voltar.

O registro da reconstrução, de toda a preparação que o Senhor fez para o processo e o cuidado durante a execução do projeto, a certeza que Neemias tinha de que deveria executar aquele trabalho, tantos eventos e momentos, mostram a reorganização da nação. Da mesma forma, o registro das pessoas que vieram para Jerusalém é importante, pois revela quem estava envolvido nesse processo de reorganização. Mostra quantas pessoas Deus separou para que as coisas acontecessem.

O registro de que pessoas voltaram para Jerusalém é a confirmação do cuidado do Senhor sobre Seu povo. Podemos ser edificados espiritualmente com a reconstrução, com a atitude tomada durante o processo, cada evento que aconteceu envolvendo as pessoas e a reorganização da nação, mas não podemos deixar de lado o fato que o Senhor cuidou de pessoas. Cada situação ocorrida na reconstrução, cada etapa superada e vencida, era para que a nação se reorganizasse. Só que a nação não era composta de pedras e muros! Era composta de pessoas. Esse registro mostra que o Senhor cuidou de todas as coisas para que as pessoas pudessem viver em suas casas, em sua nação, cuidadas e abençoadas por Ele mesmo. Todo o trabalho seria vão se o povo não voltasse, pois o compromisso do Senhor não é com pedras, mas com o povo! Por isso, esse texto é tão importante: mostra as pessoas que foram responsáveis pela reorganização, pela formação da nova nação, que era mais que a construção. Era gente. Da mesma forma, o Senhor cuida de cada situação ao nosso redor, supre nossas necessidades, mas não porque tem compromisso com as coisas ou com o que acontece, mas para nos prover de bênção e cuidado. A reconstrução da cidade era para prover o povo de uma nação, de um lugar fortificado onde pudessem ter suas experiências de vida. Da mesma forma, o Senhor nos dará os complementos materiais, mas o compromisso maior Dele não é com esses complementos, mas comigo e com você. Logo, saiba que o Senhor irá cuidar de tudo ao seu redor, mas para cuidar de você, para que você seja cuidado e abençoado, para que Ele possa tratar com você. Por isso, o registro das pessoas é importante: é a confirmação de que o compromisso do Senhor é com pessoas e que Ele cuida de tudo para que possamos ter nossas necessidades supridas, quando buscamos Sua vontade. Mesmo no meio da dificuldade, Ele continuará cuidado de nós! Creia nisso!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 24/03/09 por e-mail.