Somos chamados para conhecer a Deus

11/03/2009

 

Ora, chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes - Levítico 1.1-2a
 

O início do texto de Levítico mostra o Senhor chamando Moisés para lhe dizer algumas coisas que deveriam ser conhecidas do povo. Todo o livro de Levítico aponta para a consolidação da Lei, tema presente no Antigo Testamento. Mas para que o povo soubesse a Lei, ela deveria ser anunciada. E, claro, uma vez anunciada, quem tinha que saber, deveria dar atenção ao que era ensinado e obedecer, viver de acordo com as instruções.

O Senhor mostra a Lei para Moisés. O anúncio é feito. Havia, então, conhecimento da Lei. O Senhor mesmo se preocupou em apresentar para Moisés a Lei e disse o que ele deveria fazer: falar ao povo. Logo, o anúncio estava definido, o conhecimento da Lei estava aberto. Afinal, se o Senhor não falasse, o povo poderia alegar que não sabia. Mas o Senhor falou através de Moisés. O que precisava ser conhecido já estava sendo anunciado. Agora, dependia do povo conhecer e viver de acordo com esse conhecimento.

Para nós, hoje em dia, o livro de Levítico pode apontar para Jesus, Sua vida e ministério, bem como Sua morte e ressureição. Em Jesus acontece o cumprimento da Lei, já que Ele não veio para anular a Lei, mas para cumprir, já que era tão difícil ao ser humano tal feito. Jesus cumpriu a Lei, morreu a nossa morte e nos chama para a vida!

Algumas pessoas podem achar chato ler livros como Levítico. Mas, pense no seguinte: essa é uma forma de saber a história que antecedeu o evento mais importante da história, qual seja, Jesus! Ao ler qualquer livro da Bíblia, podemos conhecer um pouco mais de Deus. E através de textos assim, através do Espírito Santo, de tantas outras formas, temos a chance de conhecer o Senhor e Sua vontade. Somos chamados para ter esse conhecimento de Deus. Então, aproveite cada linha da Bíblia, cada momento que o Senhor se revela a você, através de uma pregação, uma canção, leitura, qualquer evento que Ele permitir que aconteça em sua vida. Deixe o Espírito Santo falar com você, anunciar o Senhor para você. Busque esse conhecimento das coisas do Senhor, do próprio Senhor. Hoje em dia, muitos se preocupam com as promessas e com as bênçãos. Claro que Deus pode fazer e devemos saber disso! Mas, muito mais que saber o que Ele pode fazer e esperar por isso, devemos buscar o conhecimento de quem é Deus, de Sua vontade. As bênçãos são para nós, claro! Mas a bênção será ainda maior se buscarmos conhecer a esse Deus que nos abençoa. Assim, busque conhecer ao Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 11/03/09 por e-mail.