Somos chamados para conhecer a história

25/02/2009

 

No princípio, criou Deus os céus e a terra - Gênesis 1.1

Há muitas observações que parecem definitivas, como, por exemplo, que ciência e religião não se misturam. Há outras pessoas que imaginam que ao estudar história, alguém pode duvidar da fé e ter muitos argumentos contra a própria Bíblia.

Mas, o que muitos não notam é que história e ciência fazem parte da Bíblia. Ela não nega os dois! A Bíblia diz que a ciência iria multiplicar, os processos de cura de muitas doenças envolviam recomendações médicas e científicas (Lucas, um evangelista, era médico). Sem contar que toda a Bíblia se preocupa em contar pontos importantes da história da humanidade e, em especial, do povo judeu no Antigo Testamento. Os pontos históricos apresentados na Bíblia muitas vezes são confirmados por escavações arqueológicas e outros povos mencionados no texto sagrado também acabam tendo suas histórias contadas com muita proximidade do que a Bíblia diz. Além, é claro, das escavações arqueológicas que encontram muitos indícios que comprovam a veracidade de tais histórias nesses outros povos.

Ao ler no Gênesis a preocupação em contar sobre a criação do mundo, como tudo começou, eu vejo Deus nos dizendo: quero que vocês conheçam a história! Diante da realidade histórica das comemorações de 200 anos do nascimento de Charles Darwin, que fala sobre evolução, e as várias manifestações da sociedade e meios de imprensa lembrando desse fato e de sua teoria, não podemos perder de vista uma coisa: Darwin admitiu que a Bíblia tinha razão com sua teoria! É isso mesmo! Muitos acham que a teoria de Darwin contraria a Bíblia, mas ele chegou a uma conclusão que a própria Bíblia relata: o primeiro ser vivo "surgiu" (para Darwin) na água. E a Bíblia, falando da criação, deixa claro que no quinto dia os seres viventes foram criados. O texto diz que a primeira ordem de Deus para essa criação foi: "Povoem-se as águas de enxames de seres viventes" (Gênesis 1.20a). Depois disso, ainda nesse versículo, a Bíblia revela a criação de seres que voariam sobre a terra, sob o firmamento. Mas o texto parte da criação de seres viventes na água! Logo, a "evolução das espécies", que leva em conta a realidade que o primeiro ser vivo teria surgido na água, fala de algo que a Bíblia já revela muitos anos antes como verdade!

Foi assim com a própria Igreja, em épocas de inquisição. A Igreja não aceitava que a Terra era "redonda". Mas Bíblia já revelava isso, Isaías ou em Jó. Textos bem mais antigos que a época da inquisição. Era só conhecer o que o texto Bíblico dizia para saber que a ideia de que a Terra era "redonda" não era novidade. Da mesma forma, a ideia de que a vida começou na água, já é revelada na Bíblia muitos anos antes dos estudiosos chegarem a essa conclusão. Quando entenderam isso, os estudiosos estavam confirmando o que diz a Bíblia e não descobriram nada novo. Era só conhecer a história Bíblica e eles veriam que a notícia já era "velha".

Com isso em mente, tenho certeza que o Senhor nos chama para conhecer a história. Se Ele não quisesse isso, por que teria nos deixado tantos relatos históricos? Não devemos negar a nós mesmos o direito de conhecer a história, pois diferentemente do que se pensa, se tivermos realmente conhecimento Bíblico, veremos que ao estudar e conhecer a história, iremos encontrar muito mais pontos a favor da Bíblia do que contra. É preciso, claro, conhecer a história Bíblica e ter orientação do Espírito Santo para discernir onde a história concorda com a Bíblia. Poucos observam essa realidade de que a ideia da evolução das espécies, sobre o início da vida ser na água, já estava escrita nas páginas da Bíblia muitos anos antes de alguém falar sobre isso! E na ciência, quando os seres humanos resolveram "criar o universo" com um experimento, eles provaram mais uma vez a existência e o governo de Deus, pois o experimento não começou do nada, sozinho. Foi necessário alguém pensar, imaginar, pessoas trabalharem na construção da "máquina" que faria essa "simulação do big bang" e mais: alguém teve que dar início ao processo, "apertar o botão". A diferença é que muitos seres humanos tiveram que trabalhar para que algo muito pequeno fosse feito, e Deus fez tudo muito maior e sozinho, mas pensou, trabalhou, "apertou o botão" e cuida para que o universo se mantenha com suas leis. Ciência e História, por mais que pareça que nos distanciam da Bíblia, se tivermos conhecimento Bíblico, vão na verdade, nos aproximar e veremos que muitas coisas que alguns estudiosos e cientistas tentam dizer como grandes descobertas que abalam a fé, na verdade estão contribuindo para confirmar que a Bíblia realmente tem razão. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor - Oséias 6.3a.


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 25/02/09 por e-mail.