Somos chamados para sermos felizes

11/02/2009

 

Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os
que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo - Apocalipse 1.3

Muitas pessoas encontram dificuldade para ler e entender o que diz o Apocalipse. Há muitas chaves de leitura que precisam ser levadas em conta para "abrir as portas" certas para esse entendimento. Mas o Senhor mesmo nos dá a conhecer essas chaves e se nos dedicarmos a essa leitura, poderemos entender sem grandes problemas cada uma das palavras dessa profecia. O Senhor declara que seremos felizes, bem-aventurados ao guardar, ler ou mesmo ouvir as palavras dessa profecia. Logo, Ele nos dará o entendimento para vivermos realmente essa felicidade. Já que para guardar vamos conhecer, iremos nos aplicar para o cumprimento da profecia e iremos viver de forma a agradar ao Senhor.

É claro que não é só nesse texto que encontramos na Bíblia a certeza que somos chamados para sermos felizes. A própria vinda de Cristo nos chama para essa felicidade, pois ela vai além das situações que vivemos neste mundo, mas aponta para a eternidade. Assim, não é só o texto do Apocalipse, mas o conhecimento da vontade do Senhor como um todo nos leva a essa felicidade, que vai além da capacidade de entendimento humano. Não é uma felicidade falsa, apenas declarada, mas realmente sentida, mesmo no meio da maior crise ou do maior problema. Ainda assim, sentimos o toque do Senhor. Apenas utilizei esse texto para motivar a mensagem, mas poderia utilizar muitos outros e o resultado seria o mesmo: somos chamados para sermos felizes.

Quero insistir no ponto de que a nossa felicidade não é apenas aparente, declarada, mas sentida no coração. Ainda que as circunstâncias sejam contrárias, ainda que tenhamos momentos de chateação e dos mais sérios, ainda assim podemos sentir o toque do Senhor. Muitas pessoas querem apenas declarar e acham que já está em ordem. Sua declaração é apenas uma parte. O coração vai sentir isso de fato, de verdade, não será apenas dito, mas sentido. E a alegria que você vai transbordar fará até mesmo as pessoas pensarem em como isso pode ser possível, pois diante de problemas, ainda que você por um instante sinta a dificuldade, sua felicidade se tornará notória. Isso não é só declaração. Isso só será possível se for realmente sentido e poderá alcançar as pessoas ao redor.

Como viver essa felicidade? Conhecendo e guardando a vontade do Senhor. Vivendo de forma a agradar a Deus. Buscando uma vida de verdade, santidade e sinceridade. Não apenas a sinceridade de seus desejos, mas a sinceridade com relação a vontade do Senhor. Por isso no Apocalipse fala que quem conhecer, ouvir ou ler as palavras da profecia será bem-aventurado. Por isso que no livro dos Salmos vemos que quando conhecemos a lei do Senhor e meditamos nela de dia e de noite, somos felizes (Salmo 1, por exemplo). Quando vivermos de acordo com a opção do Senhor para a nossa vida, experimentaremos o melhor de Deus.

Somos chamados para viver essa felicidade no Senhor. E para isso, precisamos conhecer e viver de acordo com Sua vontade. E o próprio Espírito Santo nos ajuda a conhecer, entender e até mesmo a viver, quando nos dispomos nas mãos do Senhor. Assim, viva essa felicidade, a felicidade de viver de acordo com a vontade do Senhor. Conheça e pratique o querer do Senhor!


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 11/02/09 por e-mail.