Conquistando o direito

20/01/2009

 

Neemias 2.1-10

1 Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença.
2 E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, visto que não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então, temi sobremaneira.
3 Disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de estar triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas pelo fogo?
4 Então, o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,
5 e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
6 Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
7 Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá;
8 como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim.
9 Então, fui ter com os governadores dalém do Rio, e lhes entreguei as cartas do rei. Ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros.
10 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente agastados de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.



Neemias vivia bem no exílio. Tinha posição de destaque, tinha a confiança do rei. E sempre executou seu trabalho demonstrando alegria. A ponto de, um dia em que seu semblante estava triste, o rei notar. Ele tinha a confiança do rei de fato, pois um súdito comum passaria desapercebido, um trabalhador, ainda que próximo do rei, poderia ser pouco notado. Mas Neemias era íntimo do rei a ponto deste notar sua tristeza. E dá uma opinião: é tristeza de coração.

Mas o fato do rei notar isso poderia trazer problemas para Neemias. Se o rei achasse a sua tristeza descabida, por qualquer motivo, mesmo que não justificado, Neemias poderia até mesmo ser condenado à morte! Por isso vemos o temor de Neemias diante do quadro.

Ainda assim, ele tinha que enfrentar a situação. Há momentos que tememos por nossa vida ou situação, mas temos que enfrentar mesmo assim. Não dá para recuar! No caso de Neemias, contrariar o rei poderia ser um problema sério. Logo, ele precisava enfrentar e contar com a benevolência do rei. No caso, um toque do Senhor seria mais que necessário!

Ao enfrentar a situação, Neemias recebe o apoio do rei, que se interessa por seu problema e ainda quer atender a um pedido, para tentar amenizar aquele sofrimento ou até mesmo acabar com ele. O que era uma situação que poderia levar Neemias até à morte, se torna algo diferenciado, podendo mudar a história. Muitas vezes estamos em limites assim: temos medos ou problemas que podem nos levar ou para mais dificuldades ou alterar a história. Com medo de mais dificuldades, as pessoas desistem de caminhos, de tomar certas atitudes. Mas aqueles que enfrentam, podem viver uma mudança definitiva na história! Logo, seguindo a orientação do Senhor, claro, enfrente as situações. Ele dará a vitória. Não deixe o medo dominar você a ponto de até desistir de seguir em frente. Deixe Deus agir e mudar sua história!

Neemias conseguiu começar a mudança na história de Israel, que era uma nação destruída, exilada e sem perspectivas enquanto Nação. Mas Neemias foi usado por Deus para começar a mudar essa história: conseguiu liberação do rei para se ausentar, a liberação dos caminhos (o "visto" no "passaporte") e ainda conseguiu a liberação de material de construção para fazer a obra de reconstrução da cidade de Jerusalém e, consequentemente, começar a reconstrução de Israel como Nação.

O final do texto mostra que Neemias ainda teria problemas. Mesmo com tudo certo, tudo se encaixando, nós podemos encontrar ainda algumas dificuldades antes de completar uma obra. Mas se não desistirmos do sonho de Deus, poderemos ver coisas grandiosas. Essas dificuldades podem nos desanimar. Mas Deus está nos dizendo: faça a Minha vontade! Você verá coisas grandiosas. Ainda que não pareça possível, vou mudar sua história. Não se acomode no que está ruim e pode parecer o melhor. Eu tenho o melhor para você. Creia!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 20/01/09 por e-mail.