Salmo 93

23/10/2008

 

O poder e a majestade de Deus

1 O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado.
2 O teu trono está firme desde a antiguidade; desde a eternidade tu és.
3 Os rios levantaram, ó Senhor, os rios levantaram o seu ruído, os rios levantam o seu fragor.
4 Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas.
5 Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.


Neste salmo vemos o reconhecimento do Criador como Senhor, como Supremo. Afinal, o Senhor é desde a eternidade. O trono está firme, o que quer dizer que o Senhor reina soberano!

O Senhor é mais poderoso que os rios quando levantam seu ruído. Muitas vezes, na Bíblia, principalmente em linguagem profética, "águas", "mar", "rios" pode significar "multidão", "povos". No caso desse texto, pode ser a comparação com a própria natureza e sua força, dando conta que a força do Senhor é maior (e sabemos o estrago que um rio, em época de muitas chuvas, pode fazer ao encher demais!), ou ainda a comparação com povos e reinos que se levantam em guerra muitas vezes, destruindo e dominando. Na época, o Egito ainda tinha alguma força, a Babilônia e a Assíria eram potências. Independente de comparação com força da natureza ou com povos dominadores, o Senhor é mais poderoso e Seu trono permanece e Ele é mais poderoso que qualquer força que se levante.

O salmo termina confirmando que o testemunho do Senhor é fiel. Quer dizer: é uma realidade o Seu cuidado, Ele cumpre o que fala, e, claro, não podemos esquecer que ao dizer de testemunho também podemos entender que o salmista está dizendo da realidade de que Deus é real! Não é mito! É fato!

Dessa forma, podemos confiar no Senhor: Ele é uma realidade, é fiel com Sua palavra e cumpre a Sua vontade, sendo esta sempre o melhor. Não há quem possa ser mais poderoso que o Senhor, não há força da natureza ou povos e reinos: o Senhor é soberano!

Assim, apresente ao Senhor a sua inquietação. Deixe com Ele e saiba que o melhor vai sempre acontecer. Não há quem possa ser mais poderoso que o Senhor e não há força da natureza que o possa também! O Senhor é cuidadoso. Não importa o poder que se levante contra você nem mesmo o que esse poder possa fazer: o Senhor é mais poderoso. Deixe com Ele a sua causa e saiba que o melhor irá acontecer, no melhor momento. Não quando você quer que aconteça, nem do jeito que você quer! Mas no momento do Senhor e da melhor forma! Confie!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 23/10/08 por e-mail.