No tempo de Deus é melhor...

26/08/2008

 

Esdras 1

1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto:
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá.
3 Quem há entre vós de todo o seu povo (seja seu Deus com ele) suba para Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.
4 E todo remanescente, seja qual for o lugar em que é peregrino, seja ajudado pelos homens desse lugar com prata, com ouro, com bens e com animais, afora a oferta voluntária para a casa de Deus, que está em Jerusalém.
5 Então, se levantaram os chefes das casas paternas de Judá e Benjamim e os sacerdotes, e os levitas, todos aqueles cujo espírito Deus despertara, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.
6 E todos os seus vizinhos os ajudaram com utensílios de prata, com ouro, com bens, com animais e com coisas preciosas, afora tudo o que se ofereceu voluntariamente.
7 Também o rei Ciro tirou os utensílios que pertenciam à casa do Senhor e que Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém e posto na casa de seus deuses.
8 Ciro, rei da Pérsia, tirou-os pela mão de Mitredate, o tesoureiro, que os entregou contados a Sesbazar, príncipe de Judá.
9 Este é o número deles: Trinta bacias de ouro, mil bacias de prata, vinte e nove incensários,
10 trinta taças de ouro, quatrocentas e dez taças de prata e mil outros utensílios.
11 Todos os utensílios de ouro e de prata foram cinco mil e quatrocentos; todos estes levou Sesbazar, quando os do cativeiro foram conduzidos de Babilônia para Jerusalém.


No momento da volta, o Senhor cumpriu a promessa de retorno, dada anos antes através do profeta Jeremias.

Tantos anos depois, a promessa cumprida veio com uma resposta maravilhosa: o Senhor incomodou corações para esse retorno (o do rei Ciro, por exemplo, que assinou a ordem de volta e ainda deu uma série de outras vantagens ao povo), de alguns do povo, para atuar na reconstrução e abasteceu com bens e utensílios, tanto os que eram originalmente do Templo e que foram levados, como com outros bens, animais e coisas preciosas que muitos deram ao povo.

Vemos claramente que o povo tinha mais agora do que antes do exílio. Se voltou com o que já era do templo e ainda trouxe outras tantas coisas, vemos que o Senhor abasteceu o povo com bens além do que tinham antes.

Muitas vezes esperamos muito tempo para a realização de alguma promessa do Senhor. Pode demorar anos, afinal o Senhor não limitado ao tempo do relógio, como nós, uma vez que Ele criou o tempo e está além dele. É de eternidade à eternidade. Mas quando o Senhor promete algo, pode parecer difícil, pode parecer humanamente impossível, que quando chegar a hora, o Senhor nos dará o que prometeu. E mais: a bênção será completa, abundante, suficiente para mostrar que foi atuação do Senhor e não mero acaso.
Vale a pena esperar pelo tempo de Deus. Sempre será melhor! Vale a pena deixar o caminho errado e seguir a vontade do Senhor. Vemos que o povo foi para o exílio por desobedecer. Mas retornou para obediência e foi abençoado de forma abundante.

Mas não devemos fazer isso por troca, esperando que porque fazemos a vontade do Senhor teremos grandes bênçãos. Elas irão acontecer, mas não deve ser moeda de troca no nosso relacionamento com o Senhor. Afinla, muito mais que buscar as bênçãos que Ele pode nos dar, devemos buscar a Ele! As bênçãos irão acontecer naturalmente, não por cobrança ou por troca. Se buscarmos ao Senhor já seremos grandemente abençoados com Sua presença. Tudo o mais, será acrescentado...
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 26/08/08 por e-mail.