Clemente e Misericordioso

05/08/2008

 

Neemias 9.17b - Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência, e não os abandonaste.

A misericórdia que o Senhor revela ao povo de Israel é algo grandioso. Houve erros, falhas, o povo deixou de seguir as orientações do Senhor, foi punido e levado ao exílio, mas ainda assim, no meio da crise e da dificuldade, o Senhor estava pronto a se manifestar com grande cuidado e amor.

Quando passamos por dificuldades, temos a impressão de que estamos sozinhos. Parece que fomos abandonados "à própria sorte". E sentimos que estamos seguindo com problemas, com dificuldades, sem conseguir sair do lugar. Parece que estamos fazendo muita força para tocar em frente e que nossa força é a principal razão de conseguirmos alguma coisa.

Eu, realmente, não nego que há momentos assim! Se você não experimentou isso em algum momento da vida, nos dê a fórmula! Ter essa impressão é algo que acaba sendo natural em nossa condição humana, imediatista, que acha que o tempo passa muito e que as coisas estão demorando.

Mas servimos a um Deus Eterno! O tempo foi criado por Ele. Logo, o tempo não limita o nosso Deus! E não importa o tempo quando fazemos a vontade do Senhor: pode parecer demorado no nosso relógio, mas sempre será na melhor hora quando acontecer. Não poderia ser antes, pois não era o melhor momento. Não poderia ser depois. Acontece no tempo exato, no tempo de Deus!

Com isso em mente, deixamos de lado essa condição humana, imediatista, que aflora diante de um problema, e passamos a confiar no Senhor. Só assim poderemos notar que mesmo naqueles momentos que achamos que estávamos sozinhos, fazendo todo o esforço, parecendo abandonados, que o Senhor estava conosco, nos dando força, mostrando o caminho, sustentando em nossa dificuldade.

O povo de Israel cometeu muitos erros, e ainda assim o Senhor cuidava desse povo. Até mesmo a questão do exílio foi cuidado do Senhor! Foi lá que o povo notou essa misericórdia maravilhosa e experimentou o cuidado no meio da adversidade. Verificou que valia a pena fazer a vontade do Senhor e sair da situação de privação. Por amor, o Senhor mostrou que valia a pena deixar o erro e que Ele receberia o povo para cuidar e amparar. Se cuidava e amparava no meio da dificuldade, quanto mais no cuidado com as coisas em ordem?

Não deixe a dificuldade cegar seus olhos espirituais. Não acredite que você está sozinho. A dificuldade pode abater, claro! Não é nada gostoso passar por dificuldade, pelo menos quando estamos no meio dela. Muitas vezes, depois que o tempo de angústia passa, não gostamos de lembrar das situações específicas que trouxeram sofrimento, mas conseguimos ver o quanto crescemos por conta de tudo que passamos.

O Senhor está com você, porque Ele é misericordioso, tardio em irar-se, clemente, perdoador e não te abandona, ainda que pareça que você está só! O Senhor está com você. Busque Nele essa certeza e deixe Ele agir em você e através de você no meio da dificuldade! Você verá que não está só, ainda que pareça...

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 05/08/08 por e-mail.