Muitas bênçãos

01/07/2008

 

Neemias 9.25 - Tomaram cidades fortificadas e uma terra fértil, e possuíram casas cheias de toda sorte de coisas boas, cisternas cavadas, vinhas e olivais, e árvores frutíferas em abundância; comeram, pois, fartaram-se e engordaram, e viveram em delícias, pela tua grande bondade.

Possuíram casas cheias de toda sorte de coisas boas...

Já imaginou chegar em uma casa, ela ser sua, não precisar de nenhuma reforma, ter tudo no lugar, não precisar comprar móveis, ter a dispensa abastecida ou pelo menos, a provisão fácil para esse abastecimento (já que a terra era fértil)? Pois é... foi essa a experiência do povo.

Muitas vezes o Senhor faz isso conosco. Mas por observarmos mais os problemas, as dificuldades, não damos atenção para as coisas boas que ganhamos na caminhada. Coisas tão boas que já chegam prontas, sem a necessidade de "brigarmos" por nada.

Mas sempre os problemas parecem maiores. Não entendo bem isso! Acho que por ter passado por situações bem complicadas, consigo identificar quando o problema é realmente sério e quando a bênção chega. Como Paulo, aprendi a viver com muito ou com pouco. É difícil passar por problemas, muitas vezes nos tira a direção! Mas o Senhor me mostra a cada dia que mesmo que um problema seja grande e pareça sem solução, logo, se eu estiver bem atento, verei ou a solução ou a chance de enfrentar o problema sem me lamentar sobre ele, sem ficar só chateado ou preocupado.

Foi assim com José. Sua história no livro de Gênesis mostra que por muitos anos ele viveu dificuldades e privações. No entanto, o texto diz algo muito interessante: O Senhor era com José. Isso mostra que, apesar da dificuldade que ele enfrentou, e eu consigo ver José chateado, se questionando sobre "por que?", era capaz de notar logo o cuidado do Senhor sobre a vida dele e conseguia tocar em frente, ainda que a solução não fosse a melhor. Ele continuou escravo, continuou preso... Mas o Senhor era com ele e tudo que ele fazia, prosperava. Isso já dá motivos para seguir, mesmo que não seja exatamente da forma como esperávamos...

A história de José nos mostra que, independente das dificuldades, ele seguiu em frente. Em vez de se lamentar sobre sua situação, ele continuou fazendo as coisas e vendo seu trabalho prosperar! Se ficasse se lamentando sobre a sua situação, sobre cada injustiça que sofreu, não teria feito nada... Mas continuou fazendo e, para terminar este comentário sobre a vida de José, ele viu cada sonho de Deus se realizar sobre sua vida!

O texto que inspira esta mensagem é diferente da história de José. Ele teve que enfrentar problemas... Mas o povo não enfrentou, teve o melhor!

Apenas uni os dois textos para mostrar: não importa se passamos por dificuldades ou se temos as bênçãos chegando sem enfrentar problemas - se o Senhor está no controle, se deixarmos Seu Espírito nos mostrar, veremos, quer em grandes dificuldades, quer com todas as coisas em ordem, que o Senhor está no controle e nos abençoando!

Saiba disso: os problemas acontecem, podem até nos abater. Mas não podem nos derrubar, nos tirar da certeza que o Senhor está no controle. Quando tudo está em ordem, devemos agradecer e não achar que foi por nosso esforço. Foi o cuidado do Senhor! E quando houver problemas, devemos buscar no Senhor a força para enfrentar e aguardar Nele a solução. Isso não é ficar parado! Mas é discernir o que o Senhor quer.

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 01/07/08 por e-mail.