O primeiro culto evangélico em solo brasileiro

27/06/2008

 

A Presença de Deus

PILB - Programa de Incentivo a Leitura da Bíblia

O primeiro culto evangélico em solo brasileiro foi celebrado no dia 10 de março de 1557, por protestantes franceses. Eles chegaram à baía da Guanabara fugindo da perseguição em seu país, e à procura de uma nova pátria, O pregador baseou-se no Salmo 27.4: "Ao Deus Eterno peço somente uma coisa: que Ele me deixe viver na Sua Casa todos os dias da minha vida, para sentir a Sua Bondade e pedir a Sua orientação."

Neste salmo Davi expressa seu desejo de viver para sempre na presença de Deus, porque ele sabia que só ali há agradável segurança. Na presença de Deus passamos a receber e aceitar Suas determinações, e temos satisfação em fazer o que Lhe agrada. Ele não nos abandona.

Os fugitivos franceses cristãos tinham feito a mesma experiência: que o fato de sabermos que Deus nos cerca dá-nos força e alegria, apesar da angústia da fuga do seu país e depois também do Brasil, de onde os portugueses os expulsaram. A certeza de que Deus nos envolve, conduz-nos a uma atitude de plena submissão à sua vontade, à consagração da vida toda ao seu serviço. Que nós, cristãos brasileiros, possamos viver sempre segundo tão nobre começo.

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 27/06/08 por e-mail.