Quebrantamento: choro seguido de alegria

20/05/2008

 

Neemias 8

1 Então, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim e estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Ananías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 Então, Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! Amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.
7 Também Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube; Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.
8 Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura.
9 E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.
11 Os levitas, pois, fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.
12 Então, todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas.
13 Ora, no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças das casas paternas de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, na presença de Esdras, o escriba, para examinarem as palavras da lei;
14 e acharam escrito na lei que o Senhor, por intermédio de Moisés, ordenara que os filhos de Israel habitassem em cabanas durante a festa do sétimo mês;
15 e que publicassem e fizessem passar pregão por todas as suas cidades, e em ramos de oliveiras, de zambujeiros e de murtas, folhas de palmeiras, e ramos de outras árvores frondosas, para fazerdes cabanas, como está escrito.
16 Saiu, pois, o povo e trouxe os ramos; e todos fizeram para si cabanas, cada um no eirado da sua casa, nos seus pátios, nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim.
17 E toda a comunidade dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas, e habitaram nelas; pois não tinham feito assim os filhos de Israel desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E houve mui grande regozijo.
18 E Esdras leu no livro da lei de Deus todos os dias, desde o primeiro até o último; e celebraram a festa por sete dias, e no oitavo dia houve uma assembléia solene, segundo a ordenança.


O povo queria conhecer o que dizia o livro da Lei, ou ao menos, ouvir novamente, isso para os mais velhos. Os mais novos foram instruídos em muitas coisas do livro, mas tantos anos no exílio afastaram o povo de sua observação completa. Aliás, antes de ir para o exílio o povo já não estava observando todas as coisas mesmo...

No versículo 9, depois de lido o livro, o povo reage diante do que ouve: há choro. Entendo que o povo viu o quanto agiu errado antes do Exílio e quantas coisas ainda precisavam ser acertadas. Sem contar que o quebrantamento diante da Palavra do Senhor, quando nos dispomos a ouvir o que Ele quer dizer e não o que queremos ouvir, é uma realidade.

Diante de um problema ou da necessidade de tomar uma posição, podemos ver a situação no mínimo de duas formas: encarar a dificuldade e chorar diante da situação ou buscar o que é bom no que está acontecendo e tentar a saída a partir disso.

Esta semana mesmo, pessoalmente, passei por uma situação que achei que não tinha solução. Fiquei triste, chorei e pensei que não tinha saída, a não ser desistir, nem que fosse por um tempo. Mas o Senhor usou uma pessoa que me fez ver que havia outra possibilidade! Não me deu as respostas todas, até deu algumas soluções, mas me deu o melhor: algo novo no que pensar e, a partir disso, pude chegar a uma solução. O que parecia sem solução, ainda será uma grande bênção, tenho certeza. Na verdade, já é! Continuará sendo e, debaixo da vontade do Senhor, será sempre maior.

Diante da leitura da Palavra, ou o povo foi quebrantado, ou achou que era difícil ou até mesmo se sentiu envergonhado diante do que deveriam ter feito e não fizeram até aquele dia!

Mas no mesmo versículo 9 o povo é chamado a não chorar! Exatamente por esse chamado, acredito que não havia exatamente quebrantamento nesse caso, o que pode ter se tornado realidade a partir desse chamado. A dificuldade e a tristeza diante da falta de cumprimento da Palavra leva o povo ao choro, mas ao mesmo tempo esse povo é chamado não a chorar, mas a se alegrar! Era hora do ajuste! Logo, tempo de alegria e não de choro.

Diante da Palavra somos chamados da mesma forma: não a chorar ou a lamentar as dificuldades. Mas a crer que o Senhor está no controle. Que é tempo de ajuste, de acerto. Que deu tempo disso, por misericórdia do Senhor e que temos que nos alegrar com essa possibilidade.

Não desanime diante de um problema. Alguns momentos de chateação e até o pensamento de que não tem saída, pode acontecer. Mas não podemos nos entregar a isso! Devemos nos alegrar por enfrentar essas situações, pois temos a chance de crescer e alcançar algo melhor em nossa vida!

Não se chateie com o que diz a Bíblia, pensando que é difícil viver a vontade de Deus. Saiba que Ele mesmo, através do Espírito Santo, vai dar a você a força e o discernimento para fazer o melhor. Sozinhos, será mesmo muito difícil viver o que a Bíblia diz. Mas com o Senhor, seguimos em frente!

Assim, se alegre! O problema é luta. Mas quem disse que para ter vitória não temos que enfrentar lutas? A maior de todas, Jesus enfrentou por nós, para que através de Seu sangue pudéssemos ser limpos de nossos pecados. As dificuldades que temos no dia-a-dia podem nos desanimar, mas devemos saber que o Senhor está conosco e teremos vitória! Afinal, em Jesus somos mais que vencedores!

Se alegre. Com o cuidado do Senhor, podemos viver calmamente a vida cristã, não fazendo nossa vontade, mas a Dele. Não é fácil, para nós como humanos, mas com a direção do Espírito, chegamos lá!

"Alegrar-me-ei no Senhor"!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 20/05/08 por e-mail.