Salmo 76

17/04/2008

 

A majestade e o poder de Deus
Ao mestre de canto, com instrumentos de cordas.
Salmo de Asafe. Cântico

1 Conhecido é Deus em Judá, grande é o seu nome em Israel.
2 Em Salém está a sua tenda, e a sua morada em Sião.
3 Ali quebrou ele as flechas do arco, o escudo, a espada e a guerra.
4 Glorioso és tu, mais majestoso do que os montes eternos.
5 Os ousados de coração foram despojados; dormiram o seu último sono; nenhum dos homens de força pôde usar as mãos.
6 À tua repreensão, ó Deus de Jacó, cavaleiros e cavalos ficaram estirados sem sentidos.
7 Tu, sim, tu és tremendo; e quem subsistirá à tua vista, quando te irares?
8 Desde o céu fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou,
9 quando Deus se levantou para julgar, para salvar a todos os mansos da terra.
10 Na verdade, a cólera do homem redundará em teu louvor, e do restante da cólera tu te cingirás.
11 Fazei votos, e pagai-os ao Senhor, vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que deve ser temido.
12 Ele ceifará o espírito dos príncipes; é tremendo para com os reis da terra.


Este salmo é mais um atribuído a Asafe.

O salmo 74 é a manifestação de expectativa por uma manifestação divina. Os salmos 75 e 76 parecem ser uma continuidade com esse salmo 74, manifestando a certeza da majestade do Senhor, de Seu agir e cuidado.

Este salmo mostra a celebração. O reconhecimento de grandes feitos da parte do Senhor, do cuidado manifesto nas situações do dia-a-dia. Deve ser um salmo que celebra a libertação de Jerusalém (Sião, Salém) da destruição que fora arquitetada pelos Assírios (2 Reis 19; Isaías 37).

A salvação que parte do Senhor se manifesta através da libertação, da vitória. Nós podemos esperar o mesmo: não há dificuldades que se mostrem sem solução que continuem assim. Ainda que pareça algo impossível, se confiarmos no cuidado do Senhor e Ele assim quiser, o impossível aos nossos olhos acontece!

Quando o ser humano tenta complicar, aí se manifesta ainda mais o cuidado do Senhor. Claro que temos que tomar cuidado em observar a vontade do Senhor e, mesmo assim, em alguns momentos veremos algumas coisas ruins acontecendo. No entanto, confiando no cuidado do Senhor, ainda que alguém se levante contra nós e pareça impossível mudar o quadro, no tempo certo e na melhor hora o Senhor fará o impossível acontecer!

Sabendo disso, a cada momento poderemos louvar ao Senhor, pois saberemos que Ele estará por trás de cada situação que acontecer conosco. Poderemos louvar até diante de problemas! É verdade! Porque vamos notar que a misericórdia do Senhor foi tamanha que não permitiu que o problema fosse maior. Vamos notar o agir do Senhor em cada uma das situações que passamos e veremos mais claramente o livramento, a solução que o Senhor dá para cada uma das situações que passamos.

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 17/04/08 por e-mail.