O nome de Jesus

06/02/2008

 

4ª Parte

Há uma música de Adhemar de Campos que muitas vezes cantamos ou ouvimos (por exemplo, no álbum Poderoso):

O Nome de Jesus é poderoso,
O Nome de Jesus é sobre todos,
Nome mais doce,
Nome mais lindo,
Nome sublime é o Nome de Jesus!

O Nome de Jesus levanta os mortos,
O Nome de Jesus sara os feridos,
Nome mais santo,
Nome mais puro,
Nome bendito é o Nome de Jesus!

Semana passada escrevemos que Anunciamos a salvação em Nome de Jesus.

Hoje:

Atos 4.5-20

5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas,
6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote.
7 E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?
8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos,
9 se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo e do modo como foi curado,
10 seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.
11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular.
12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
13 Ao verem a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus.
14 E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.
15 Todavia, mandando-os sair do sinédrio, conferenciaram entre si,
16 dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar.
17 Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que de ora em diante não falem neste nome a homem algum.
18 E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.
19 Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvir-nos antes a vós do que a Deus;
20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido.


Nós Pregamos o Evangelho, anunciamos as maravilhas que temos visto e ouvido em nome de Jesus.

Não importa que dificuldades tenhamos que enfrentar. Devemos pregar o Evangelho. Falar sobre a grandiosidade do Poder de Deus, tornar claro para as pessoas o que Ele fez o que pode fazer. Além de falar sobre Jesus, devemos falar sobre a questão do arrependimento, da necessidade de deixar o caminho errado e buscar a santidade no Senhor, vivendo como adorador.

Pode ser que tenhamos que enfrentar dificuldades por conta da decisão de anunciar o Senhor. É claro que precisamos de discernimento para fazer as coisas na hora certa, com direção do Espírito Santo. Não podemos esquecer de uma passagem no capítulo anterior de Atos, quando um coxo é curado. Possivelmente, Jesus passou por ele! No entanto, a hora certa de agir foi dada pelo Espírito. Pode ser que tenhamos disposição para determinada obra. Mas não devemos fazer apenas porque é certo ou bom. Devemos agir na hora certa, em Nome do Senhor.

Não deixe de buscar discernimento no Espírito Santo. Ele dará a hora certa, o que falar e/ou como agir. Esteja pronto para falar do Evangelho em Nome do Senhor e saiba que o Senhor fará obras grandiosas em você e através de você. Não pense apenas em quantidade! Pense em qualidade diante do Senhor. Quando há qualidade, a quantidade acontecerá naturalmente (vemos o exemplo nos primeiros cristãos em Atos mesmo). O Senhor vai acrescentar. Apenas esteja disponível para agir de acordo com a vontade Dele e pregar o Evangelho na hora certa, que não é a nossa, mas a do Senhor. Isso, claro, não pode ser desculpa para não agir! A sintonia com o Espírito deve ser fina, para entendermos a hora e como agir.
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 06/02/08 por e-mail.