Gratidão

15/01/2008

 

E os levitas Jesuá, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei ao Senhor, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Bendito seja o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda benção e louvor. - Neemias 9.5

Mais uma vez alguns se sobressaíram no texto e são citados nominalmente. Agora, são apresentados como levitas. Alguns estão na lista de destacados da semana passada, outros não, são novos. Outros ainda, só apareceram na lista da semana passada.

Agora vemos claramente que estes citados são levitas. Muitas vezes confundimos "Levitas" apenas com quem comanda a música ou chama ao louvor. No texto, esses levitas convidam mesmo o povo ao louvor. Mas "Levitas" não são apenas aqueles envolvidos com música ou louvor, mas são aqueles que se envolvem nos mais variados trabalhos no templo. Precisamos deixar de lado a ideia que levita é apenas aquele que comanda o louvor, exatamente porque no Antigo Testamento, a figura do levita é mais abrangente. Aparecem em mais destaque os levitas músicos, mas levita é todo aquele que se dedica no trabalho do templo.

Depois de confessar pecado, adorar, buscar conhecimento da Palavra do Senhor e tantas coisas que vimos nestas últimas semanas que escrevemos sobre este texto (especificamente sobre este texto, encerramos o assunto com esta mensagem, mas devemos continuar com mais algumas meditações tendo como base Esdras e Neemias), o povo é chamado ao Louvor.

Já escrevemos, mas vale insistir: Adorar é o primeiro impacto, é a admiração diante de uma revelação da parte do Senhor. Quando partimos da adoração, caminhamos facilmente para o Louvor, que é o reconhecimento, a gratidão, a exaltação.

O povo foi impactado com a revelação da vontade e presença do Senhor. A partir disso, caminham para o louvor, para a gratidão, pelo que o Senhor já fez e, claro, porque acreditam que fará ainda mais.

E você? Como anda sua vida?

Como anda a sua gratidão diante do que o Senhor faz? Como anda o seu reconhecimento diante da manifestação do Senhor?

A parte do texto que meditamos nas últimas semanas nos mostra um direcionamento para vivermos de acordo com a vontade do Senhor: devemos buscar ao Senhor, reconhecer o erro, adorarmos, admirados diante de Sua maravilhosa Graça, nos apresentarmos ao trabalho e louvarmos ao Senhor pelo que Ele tem realizado e pelo que Ele é! Muito mais do que louvar pelo que fez, devemos louvar porque Ele pode fazer, independente de fazer especificamente em uma situação ou não, pois sabemos que sempre o melhor será feito, mesmo que não seja feito exatamente o que queremos. "Seja feita a TUA vontade, assim na terra como no céu".

Apresente-se para louvar ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre e a graça do Senhor nos basta!

Você verá grandes coisas da parte do Senhor. Busque e aguarde! Confie! Confesse o erro e deixe a prática! Adore! Louve!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 15/01/08 por e-mail.