Salmo 57

29/11/2007

 

Louvor pela benignidade divina
Ao mestre de canto. Segundo a melodia
"Não destruas". Hino de Davi, quando fugia
de Saul, na caverna

1 Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.
2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
3 Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer ferir-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 Estou deitado no meio de leões; tenho que deitar-me no meio daqueles que respiram chamas, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.
5 Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; seja a tua glória sobre toda a terra.
6 Armaram um laço para os meus passos, a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram.
7 Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores.
8 Desperta, minha alma; despertai, alaúde e harpa; eu mesmo despertarei a aurora.
9 Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações.
10 Pois a tua benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens.
11 Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e seja a tua glória sobre a terra.


Mais um salmo atribuído a Davi. Logo no começo, a comparação com o cuidado de uma ave se revela. Estar debaixo das asas lembra o cuidado de uma ave com seus filhotes. Ainda que seja frágil e fraca, essa ave que cuida de seus filhotes vira uma fera para esse cuidado. Uma galinha, por exemplo, que normalmente corre de um ser humano, sai atrás deste caso ela sinta que sua ninhada está ameaçada! Ao comparar isso, Davi deixa claro que o cuidado do Senhor é amplo, forte, porque se até uma ave mais frágil fica forte nesse cuidado, ainda mais o Senhor, Todo-Podersoso!

Nesse texto, Davi revela o segredo de sua confiança: o Senhor! Não há inquietação que o atormente demais. Ele deixa claro que passa por inquietações e problemas. Não os nega! Mas confia no Senhor diante de cada situação. Não importa se está no meio de leões. O que importa é que Pode confiar no Senhor. Assim, digo pra você: sei que você pode estar passando por problemas e precise de uma solução. Mas se sua confiança estiver no Senhor, pode ter certeza, se você seguir diante dos problemas, Ele dará a vitória. Pode ser que te livre e você nem passe por um determinado problema. Mas se você tiver que enfrentar, durante o tempo que passar por ele, terá força e do Senhor virá a vitória.

Muitas vezes repetimos isso, principalmente escrevendo sobre os Salmos: que podemos contar com o livramento do Senhor e nem passar por um problema, ou podemos contar com a força que virá Dele para enfrentarmos e aguardar Nele a vitória. São muitos os Salmos que nos deixam claro essa perspectiva. Por isso repetimos tanto esse tema. Muita gente chega a dizer que não temos que passar por problemas ou que eles são simplesmente fruto de pecado. Pois não é o que a Bíblia diz! Pode ser que passemos por problemas para observamos bem nossas atitudes e tenhamos que nos ajustar com o Senhor. Mas não é regra. Alguns problemas se aproximam de nós e não é por necessidade de acerto com o Senhor. É para que se manifeste a Glória Dele (João 9)! Tenha isso em mente: Problemas não são fruto apenas de pecado. Não negamos essa realidade, mas alguns problemas se manifestam para que a intervenção do Senhor seja notada e testemunhada! Pode ter disciplina, é fato. Mas há situações que o Senhor se revela mais a nós e a outras pessoas diante dos problemas que passamos.

Assim, não importa a situação. Não importa que você está sendo difamado ou até esteja sofrendo algo de forma injusta. O que realmente importa é o cuidado do Senhor. Não há dificuldade que seja complicada para Ele. Para nós, algumas são. Mas para o Senhor, não existe dificuldade. Deixemos diante dele nossa angústia e confiança. Ele nos dará força e discernimento para agirmos da melhor forma e teremos a solução para o problema. Ainda que pareça que o ímpio se dá bem e o fiel sofre, sabemos que o Senhor cuida do fiel e seu sofrimento não será para sempre. Já o ímpio, ainda que esteja bem aparentemente, terá problemas. A Bíblia revela isso. O Senhor cuida de nós. Confie! Não tenha inquietações porque alguém tenta atormentar sua vida. Pode ser que essa pessoa caia no próprio laço que esteja armando (Ester 7.10).

Devemos manter nossa confiança no Senhor. Não olhar as circunstâncias, o que está em volta. Devemos confiar e vamos continuar experimentando o cuidado do Senhor. E se você ainda não experimentou, sabia que você vai experimentar esse cuidado, quer seja te livrando de um problema (nem deixando você passar por ele), ou te dando força para enfrentar a situação, ou ainda te dando a vitória, no tempo certo, na melhor hora, da melhor forma. As circunstâncias, ainda que pareçam contra a solução, serão nada diante do agir do Senhor. Apenas aguarde e confie. Você verá o agir do Senhor. Já foi assim no passado e a Palavra revela que vai continuar assim, por isso posso ter certeza e afirmar: Confie!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 29/11/07 por e-mail.