Reverência

27/11/2007

 

Os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais. - Neemias 9.2

Hoje, vamos ficar apenas na segunda parte do versículo - puseram-se em pé.

Aqui, a questão trata de reverência. Não quer dizer que ficar em pé é sinal de reverência, mas que o fato de ficar em pé mostrou a reverência que ia no coração daquelas pessoas.

Muito mais que preocupado com atos exteriores, Deus se preocupa com o que vai em nosso coração. Agora, se um coração alegre pode deixar o rosto mais bonito (Provérbios 15.13), o que vai em nosso coração irá ser demonstrado através de atitudes externas.

Alguns conseguem apenas reproduzir padrões de comportamento. Parece que estão fazendo com sinceridade, mas na verdade apenas fazem por aparência. Por isso o ficar em pé apenas não é demonstração de reverência. Uma atitude externa só será de fato sinal de alguma coisa quando houver uma disposição interna, no coração. Se não for assim, será mera atitude.

Devemos buscar ao Senhor reverentemente. Essa disposição de reverência precisa ser realidade em nosso ser. Não podemos nos acostumar com as coisas que fazemos para o Senhor ou em Seu Nome e acabar fazendo apenas no "automático". É preciso nos apresentarmos todas as vezes diante do Senhor com reverência genuína e não só de aparência, pois a pessoas podemos enganar, mas não podemos enganar ao Senhor.

Ao nos apresentarmos com reverência diante do Senhor, com temor e tremor, confiados em Sua misericórdia, que é a causa de não sermos consumidos (Lamentações 3.22), teremos uma experiência ainda mais marcante diante Dele. Não somos consumidos por Sua misericórdia e por isso podemos nos apresentar diante Dele. Se tivermos isso em mente, nunca nos apresentaremos de maneira displicente ou como que "acostumados" diante do Senhor. Ofereceremos louvor e gratidão, clamaremos por Sua manifestação e teremos experiências maravilhosas, tenho certeza. Com reverência!

Avalie como você está se apresentando diante do Senhor ou em Nome Dele. A reverência é algo marcante nesse processo? Ou você já se acostumou e faz até sem nem notar? Não deixe que o "acostumar" a fazer as coisas (já que você pode fazer muitas coisas pelo e em Nome do Senhor) faça com que você perca a noção de reverência diante Dele. Ele nos espera reverentes, confiados em Sua misericórdia, mas com corações contritos e quebrantados (Salmo 51.17). Se tivermos consciência que a misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos, nos apresentaremos com reverência diante Dele, confiados nessa misericórdia. Não com medo, pois Sua misericórdia dura para sempre (Salmo 106.1), mas com temor, que vem de respeito e confiança. Não nos apresentaremos com displicência, pois sabemos que só não somos consumidos por conta da misericórdia do Senhor. Nos apresentaremos com reverência, respeito, carinho, amor, confiança..., enfim, nos apresentaremos diante do Senhor como Ele nos espera e não como queremos!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 27/11/07 por e-mail.