Comentário devocional do Apocalipse

21/11/2007

 

Apocalipse 20.7-10

7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou;
10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

Esse texto mostra algo curioso: depois de mil anos preso, Satanás é solto e ainda tenta enganar as nações! Depois do reinado milenar de Cristo! Já teremos pessoas com corpos incorruptíveis, aqueles que a segunda morte não tem poder, mas ainda assim, há quem possa ser enganado e Satanás sai com esse direcionamento.

Como? Pessoas com corpo incorruptível ainda podem ser enganadas por Satanás? NÃO! Não há corrupção no corpo incorruptível. Quem já tem esse corpo, a segunda morte não tem poder sobre ele.

Quem são esses que o inimigo sai tentando enganar? Vamos dar uma olhada no texto do profeta Isaías 65.17-25:

17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
18 Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.
19 E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
20 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não tenha cumprido os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; mas o pecador de cem anos será amaldiçoado.
21 Eles edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o fruto delas.
22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos.
23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.
24 E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
25 O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

Quando o novo céu e a nova terra que Apocalipse descreve for realidade, não haverá morte, pois a Morte terá sido lançada no lago de fogo (vamos ver isso na próxima semana). No texto de Isaías, vemos que ainda existe a possibilidade de morte. Logo, parece que ele está falando mesmo desse período em que acontece o reinado milenar de Cristo e ainda haverá possibilidade de morte.

Afinal, Jesus virá para salvar o remanescente de Israel, que está fugindo do Anti-Cristo e está prestes a sucumbir ao ataque (Zacarias 14.1-4 mostra que o povo está em dificuldades, alguns passam por mais complicações que outros, mas a coisa parece mesmo complicada, até que aconteça a interferência divina). Esse remanescente, judeus que ainda não aceitaram a Jesus como Único e Suficiente Salvador, será salvo nessa batalha.

Quem entregou sua vida ao Senhor, ou participa da ressurreição que não permite mais que a segunda morte tenha domínio ou é arrebatado. Esse passa a ter corpo incorruptível. Mas os judeus, alvos diretos da Última Semana Profética de Daniel, pois Deus volta a tratar com eles, ainda esperam o Messias! E quem não aceitar a Jesus, não terá corpo incorruptível. E se estiver vivo na hora dessa última batalha antes do reinado milenar, entrará nesse reinado com seu corpo corruptível! São esses que o inimigo tentará enganar nesse evento que vemos no final do texto de hoje: os que entrarão vivos, com corpos corruptíveis, no reinado milenar e que terão vida normal como antes desses eventos finais, só com a ressalva do texto de Isaías. Os que entrarem no reinado milenar ou seus descendentes, pois estes terão vida como a que temos hoje.

Mas fogo vai cair do céu e quem foi seduzido pelo inimigo, revela o texto, perece. O inimigo vai fazer companhia para a besta e o falso profeta que já estão no lago de fogo. O texto de hoje termina falando do tormento que esses recebem.

Se não houver no reinado milenar quem entre com corpo corruptível, quem poderá ser seduzido pelo inimigo? Corpo incorruptível não se corrompe! E esses terão ainda que aguardar o momento da segunda ressurreição e passar diante do Trono Branco, mas isso será assunto para a próxima semana.

Maranata!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 21/11/07 por e-mail.