Comentário devocional do Apocalipse

14/11/2007

 

Apocalipse 20.1-6

1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
4 Então, vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.


O texto começa falando da prisão de Satanás por mil anos. Durante esse tempo, acontece o reinado milenar de Cristo e aqueles e aquelas que venceram e que entram nesse período da história em corpos glorificados, quer por ressurreição, quer por arrebatamento.

Participar da primeira ressurreição ou ser arrebatado é passar a ter corpo incorruptível e passar a eternidade com o Senhor. A segunda morte não pode atingir este! Alguns ainda não irão experimentar a ressurreição nesse momento, mas apenas quando do Trono branco, o que veremos depois. Nesse texto, vemos, assim, aqueles que viveram de acordo com a vontade do Senhor e, ou quando morreram (para participar da ressurreição) ou quando foram arrebatados, estavam justificados pela fé, podendo experimentar a eternidade com o Senhor e não há condenação para estes!

Há muitas profecias que estão envolvidas com esse período histórico. No Antigo Testamento podemos encontrar vários textos que falam desse momento. Não apenas nesse momento do Apocalipse encontramos a confirmação histórica desse período. A Bíblia, afinal, é uma unidade, não tendo apenas em algum texto a confirmação, ou só em alguma porção a explicação para algo.

Devemos viver de acordo com a vontade do Senhor para participar desse momento histórico, quer seja por participar da primeira ressurreição, para não ter mais sobre nós a possibilidade da segunda morte (justificados e sem condenação, com corpo incorruptível), quer seja por participarmos do arrebatamento, por estarmos vivos no tempo que os acontecimentos do Apocalipse estiverem em curso definitivo.

Maranata!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 14/11/07 por e-mail.