Comentário de livro Bíblico: Ester

24/09/2007

 

Autoria e Data 
A pessoa que escreveu o livro de Ester é desconhecida. Pode ter sido Mordecai (ou Mardoqueu) ou até mesmo Esdras. Não há nenhuma evidência interna sobre a autoria, nem mesmo uma tradição que nos confirme alguma possibilidade.

O temos claro é que a descrição história desse livro nos remete a alguém com grande influência na cultura de sua época, com acesso a todo e qualquer tipo de informação detalhada e com capacidade de ser claro para apresentar seu texto. Isso é confirmado, inclusive, com escavações modernas na região de Susã (ou Susa) e com base nos escritos históricos que apresentam uma convergência entre o texto do livro de Ester e o que é encontrado como confirmação histórica.

Trata-se de uma narração bem elaborada, que relata como o povo de Deus foi preservado da ruína durante o século V a. C., quando Assuero (também reconhecido historicamente como Xerxes I) reinava.

O nome do livro, uma mulher judia, bela e órfã, que se tornou rainha do rei persa Assuero, é dado exatamente por ser ela a pessoa reconhecida como quem conseguiu mudar a história dos judeus naqueles dias, que poderiam ter sido destruídos. Logo, ela apresenta-se como alguém muito importante no cenário histórico do povo judeu. Representa claramente a mulher submissa que, mesmo casada, ainda respeitava a opinião de seu tio (que a criara) e era diferente da rainha anterior, mostrando-se cuidadosa com o que era lei no tocante ao apresentar-se ao seu marido, o rei. Mesmo se apresentando contra a lei, conta com o apoio de uma brecha da lei para realmente fazer o que precisava. Não fez em desobediência à lei, mas buscando uma possibilidade dentro da mesma e conseguiu.
 
 
O livro
Ester é um estudo da sobrevivência do povo de Deus em meio à hostilidade. Hamã, o homem mais importante depois do rei, deseja a acabar com os judeus, por ter raiva de um único judeu que não agia como ele esperava, mas fazia o que era de acordo com sua própria Lei.

Assim, Hamã manipula o rei para que execute os judeus, na tentativa de acabar com o povo daquele que lhe era desagradável, sob a suspeita de que todo o povo judeu agiria como ele.

Ester é introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar Seu povo. Hamã é enforcado e Mordecai, líder dos judeus no Império Persa, se torna primeiro ministro. A festa de Purim é instituída para marca a libertação dos judeus.

Um aspecto peculiar no livro de Ester é que o nome de Deus não é mencionado. No entanto, vestígios de Deus e Seus caminhos transparecem em todo o livro, especialmente na vida de Ester e Mordecai, até mesmo na narrativa da busca pelo favor divino, com jejuns e orações, quando Ester vai tentar agir para mudar a história.

Esboço de Ester
I. Vasti é desobediente e desprezada 1.1-22
  O rei Assuero mostra seu poder e celebra uma festa 1.1-8
  A rainha Vasti é desprezada 1.9-22
 
II. Ester é escolhida para ser rainha 2.1-20
 
III. A vida do rei é salva 2.21-23
  Mordecai descobre uma conspiração 2.21
  Ester informa o rei 2.22-23
 
IV. Plano contra os judeus 3.1 - 4.17
  Hamã planeja destruir os judeus 3.1-15
  Mordecai persuade Ester a intervir 4.1-14
  Ester solicita a ajuda de Mordecai 4.15-17
 
V. Ester prepara tudo para mudar a história e dá certo 5.1 – 7.10
  Ester prepara um banquete 5.1-8
  Hamã planeja destruir Mordecai 5.9-14
  Hamã é forçado a honrar Mordecai 6.1-14
  Ester revela sua identidade e expõe Hamã 7.1-6
  Hamã é enforcado na forca preparada para Mordecai 7.7-10
 
VI. Os judeus são salvos 8.1 –9.17
  Ester leva seu pedido ao rei 8.1-6
  O rei emite um decreto a favor dos judeus 8.7-17
  Os judeus derrotam seus inimigos 9.1-17
 
VII. A Festa de Purim é estabelecida 9.18-10.3
  Os judeus celebram o primeiro Purim 9.18-32
  Dado histórico 10.1-2
  O rei eleva Mordecai 10.3

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 24/09/07 por e-mail.