Salmo 43

09/08/2007


Desejos pelo santuário

1 Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra uma nação ímpia; livra-me do homem fraudulento e iníquo.
2 Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitaste? Por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?
3 Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem; levem-me elas ao teu santo monte e à tua habitação.
4 Então, irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria; e ao som da harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
5 Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro e o meu Deus.

Esse salmo pode ser continuação do anterior (42), que termina da mesma forma.

O salmista conversa com o Senhor, busca Nele uma resposta. Apresenta sua inquietação, claro, esperando uma resposta. Coloca diante do Senhor seus argumentos, diante de suas crises e esse ato demonstra que o salmista confiava no Senhor para agir. Se não confiasse, nem perderia tempo apresentando sua angústia, sua queixa. Se apresenta, é porque confia que o Senhor pode mudar o quadro.

Isso nos mostra que apresentar nossas crises e inquietações diante de Deus não é falta de fé. Pelo contrário! Se o fizermos realmente confiando que o Senhor pode agir, estamos na verdade dando uma declaração de fé, deixando claro que confiamos no Senhor. Não é, claro, para ficar só reclamando e questionando o tempo todo! Mas se tivermos uma inquietação, podemos apresentar diante de Deus, mostrando toda nossa angústia humana e declarando nossa confiança no Seu agir. Não reclamando por reclamar, mas clamando!

No último versículo, o salmista fala com ele mesmo. Declara essa confiança que ele tem e nota que o Senhor agiu e vai agir. Não é pra ficar no meio da inquietação ou ficar preocupado com o problema. Ele existe, mas o Senhor age! Já agiu no passado e vai agir de novo.
Assim, não importa sua inquietação e o seu problema: confie no Senhor e apresente a Ele sua oração, sua busca, e confie, pois Ele já agiu e vai agir sempre! Confie!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 09/08/07 por e-mail.