Comentário de Epístola: Filemom

26/03/2007

 

Datando a Carta
Esta carta é o apelo pessoal de Paulo a Filemom, um cristão rico e dono de escravos. A igreja, naquela região onde morava Filemom, se reunia em sua casa (v.2). Onésimo, um de seus escravos tinha fugido para Roma, aparentemente depois de danificar ou roubar a propriedade do mestre (vs. 11,18). Em Roma, Onésimo entrou em contato com o preso Paulo, que o levou a Cristo (10).

Paulo escreveu para a igreja em Colossos e evidentemente incluiu esta cartaa Filemom, pedindo por Onésimo. Tíquico e Onésimo aparentemente entregaram as duas cartas (Cl 4.7-9; Fm 12). O relacionamento próximo de Paulo e Filemom é evidenciado através de suas orações mútuas (vs 4 e 22) e de uma hospitalidade de “portas abertas” (v.22). Amor, confiança e respeito caracterizavam a amizade deles (vs. 1, 14, 21).

Paulo escreveu esta carta durante sua prisão romana por volta de 61 d. C., tudo indica. Ele desejava uma verdadeira reconciliação cristã entre o proprietário de escravos lesado e o escravo perdoado. Paulo, com delicadeza, mas com urgência, intercedeu por Onésimo e expressou total confiança de que a fé e amor de Filemom resultariam na restauração (vs 5, 21)

A Carta
Mesmo sendo a mais curta das epístola de Paulo, Filemom é uma profunda revelação de Cristo operando na vida de Paulo e daqueles à sua volta. O tom é de amizade calorosa e pessoal ao invés de autoridade apostólica. Ela revela como Paulo endereçou com educação, porém firmeza, o assunto central da vida cristã, isto é, o amor através do perdão, em uma situação muito sensível: o dono do escravo poderia fazer o que quisesse, ainda mais diante da possibilidade de ter sido prejudicado quer com algo que o escravo tenha feito de errado em sua casa quer por conta da sua fuga. Mas o amor cristão é invocado!

A epístola é uma expressão autêntica dos verdadeiros relacionamentos cristãos. Depois de agradecer pessoalmente a Filemom e seus companheiros crentes, Paulo expressa ação de graças por seu amor e fé em relação a Cristo e os irmãos. O amor fraternal normalmente exige graça e misericórdia práticas, e Paulo logo chega a esse tópico. Ele explica a conversão de Onésimo e o novo valor do escravo no ministério e família de Jesus Cristo (12-16). Essa transformação, junto com a profunda amizade de Paulo com os dois homens, é a base de um novo começo.

Não se trata de um apelo superficial de Paulo, pois ele preenche um “cheque em branco” em nome de Onésimo para quaisquer dívidas a pagar (17-19). Ele faz a petição já sabendo que o amor e o caráter de Filemom prevalecerão.

Esboço de Filemom
I. Saudação 1-3

II. Ação de graças em relação a Filemom 4-7
  Louvor pessoal 4
  Características dignas de louvor 5-7

III. Petição de Paulo por Onésimo 8-21
  Um pedido de aceitação 8-16
  Uma garantia de reembolso 17.19
  Uma confiança na obediência 20-21

IV. Preocupações pessoais 22-25
  Esperança de libertação 22
  Saudações 23-24
  Bênção 25

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 26/03/07 por e-mail.