Ame ao Senhor

05/03/2007

 

Já faz algum tempo que temos mantido as mensagens a cada semana com temas específicos para cada dia. Na segunda-feira, o resumo/comentário bíblico; na terça-feira, a música da semana; na quarta-feira, Apocalipse; quinta-feira, um salmo; e sexta-feira, um texto meditativo, uma história.

Esta semana vamos fazer diferente! Retomamos esses temas normais na próxima semana, mantendo nesta apenas a mensagem de sexta-feira.

Quero compartilhar algumas meditações sobre forma de comportamento, atitudes que devemos tomar como cristãos.

Hoje e amanhã, tendo como base o texto que segue:

Mateus 22.34-40

34 E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
35 E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.


Hoje quero ficar especificamente no versículo 37:

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Vivemos isso de fato? Amamos a Deus sobre todas as coisas, quer dizer, de todo o coração, alma e pensamento?

Amar Deus assim é não questionar Suas formas de agir! É aceitar o que Ele tem como melhor para nós. É buscarmos discernimento para entendermos o que Ele quer de determinada situação quando ela não nos parece tão favorável.

Será que na primeira dificuldade já não questionamos ao Senhor? Nem bem tentamos entender o que Ele quer e já questionamos? Pense nisso! Talvez não o primeiro ímpeto diante do problema, mas quando insistimos diante do questionamento, aí sim entendo um grande problema. Claro que o ideal era podermos resistir até nesse primeiro ímpeto, mas como seres humanos, devemos ao menos tomar cuidado em não darmos mais força ao questionamento, caso ele apareça.

Amar a Deus da forma como o texto sugere é amar ao Senhor acima de qualquer outra situação. Mesmo que o mundo se abale, Nele devemos ficar firmes! Acreditar que Ele tem o melhor pra nós em cada situação, mesmo que nos pareça ruim. Confiar que o melhor está acontecendo, porque Ele está no controle. Independente de maus testemunhos, mantemos firmes nossa fé no Senhor!

Claro que teremos nossos planos. Mas a resposta certa virá do Senhor. Não devemos mover um único músculo em direção aos nossos planos sem que o Senhor nos dê a direção, ainda que pareça certo e bom. Se o fizermos, corremos o risco de experimentar a tempestade que assolou o barco que estava Jonas por tentar fazer diferente do que o Senhor o mandou fazer. E a tempestade será porque você desobedeceu!

O grupo que está fazendo a leitura da Bíblia conosco, recebendo diariamente no e-mail a indicação para aquele dia de leitura, chegou hoje ao livro de Juízes. Vemos em Josué e em Juízes muitos momentos em que o povo não fez o que o Senhor queria. E mais: há momentos em que o povo deveria destruir tudo numa tomada de terra, sem guardar despojos e em outros poderiam guardar alguma coisa. Deus não agia da mesma forma em todas as situações. Era necessário ter intimidade com o Senhor para saber como agir, vivendo esse amor que devemos ter por Ele, obedecendo ao desejo do Senhor, que sempre é o melhor para cada um de nós. Por isso não dá pra definir oq ue parece bom ou certo antecipadamente! Precisamos, a cada momento, deixar o Espírito Santo nos guiar na forma certa de agir e fazer apenas que for para ser feito naquele momento! Além disso, quantas vezes vemos o povo deixando o Senhor e deixando de experimentar o cuidado de Pai dele. Por desobediência, falta de temor, de amor.

O amor que devemos ter para com o Senhor deve estar acima de qualquer coisa, pessoa ou situação que vivenciamos em nossa passagem por aqui. Não quer dizer que não amaremos outras pessoas. Amaremos sim, e veremos isso amanhã. Não quer dizer que não gostaremos de coisas ou lugares. Gostaremos sim, sem nenhum problema, desde que seja mais importante buscar ao Senhor do que ter essa coisa ou estar nesse lugar. O que é mais importante pra você? Buscar ao Senhor ou assistir Televisão? Não há problemas em assistir TV, mas devemos ter maior vontade de buscar ao Senhor do que vontade de ver a TV. E não sofreremos com situações que nos desagradam? Sofreremos sim, mas antes de nos entregar ao sofrimento achando que não há solução, devemos olhar para o Alto e crer que o Senhor está no controle e que no tempo certo, teremos a vitória e que durante a dificuldade, por mais pesada e sofrida que seja, teremos do Senhor o apoio e o consolo para enfrentar.

Declare seu amor ao Senhor. Declare sua confiança, seu temor. Surpreenda-se com o Senhor através da adoração, deixando que Ele fale com você e te mostre o que Ele tem feito. Reconheça a grandiosidade do agir do Senhor através do louvor. Na adoração, vemos o que o Senhor fez e no louvor, engrandecemos o Seu nome por Ele ter feito.

Mais do que declarar seu amor, vivencie esse amor! Que outras pessoas possam ser impactadas através da tua vida e possam reconhecer o Senhorio do nosso Deus e amar também a esse grandioso Senhor.

Ame ao Senhor!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 05/03/07 por e-mail.