Salmo 19

04/01/2007

 

A excelência da criação e da palavra de Deus
Ao mestre de canto. Salmo de Davi

1 OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5 O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.
7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
9 O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!


O texto deixa claro que não há como não reconhecer o Senhor. A Natureza, ainda que não expresse isso com palavras, mostra o próprio Criador. Nós, através da pregação, anunciamos o Senhor. A Natureza, até sem palavras, anuncia o Criador.

Isso nos mostra que qualquer pessoa pode realmente reconhecer o Senhor. Basta estar atento ao que acontece ao seu redor. E mesmo que não falemos nada, o Senhor pode agir!

Além disso, o texto fala sobre a Lei do Senhor. Conhecer a vontade do Pai, expressa na Bíblia, é muito importante. E pelo que o texto diz, nunca será pesado! Não é difícil. É para refrigerar o coração, alegrar! Claro que isso não quer dizer que seja completamente fácil realizar a vontade do Senhor em nosso mundo. Isso quer dizer que, ainda que aos olhos humanos pareça difícil, nos é fácil, por conta do prazer que há em obedecer a vontade do Senhor. E se você quiser ler conosco a Bíblia em um ano, no site há um espaço do Plano de Leitura da Bíblia e nele, logo no início da página, um formulário. Se você preencher e enviar, passará a receber a indicação diária de leitura para completar a leitura da Bíblia em um ano. Através do e-mail enviamos, além da indicação de leitura, em alguns dias pontos para auxiliar na meditação e, claro, se alguém compartilhar algo sobre seu progresso na leitura, também enviaremos a quem fizer parte do grupo. Vamos ler a Bíblia juntos!

O versículo 12 mostra a preocupação do Salmista com seus erros. Nota que pode até ser que existam falhas que estejam ocultas. Pode ser que ele tenha feito algo errado e nem tenha conhecimento. Isso pode acontecer com cada um de nós também. Por isso, como ao salmista, que o Senhor nos perdoe das faltas que reconhecemos e apresentamos a Ele e mais: que nos perdoe das que nem temos conhecimento e, claro nos auxilie a fugir do erro!

E que possamos, a cada dia, dizer palavras agradáveis, ter pesamentos tranquilos, que estejam de acordo com a realidade que vivemos, de servos do Altíssimo. Além, é claro, de diariamente mantermos a posição de Adoradores, reconhecendo a majestade do Senhor.

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 04/01/07 por e-mail.