Jesus V...

15/12/2006

 

Chegamos ao último “V” envolvido com a vinda do Messias na história:

Marcos 13.1-10

1 E, SAINDO ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!
2 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.
3 E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular:
4 Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir.
5 E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane;
6 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
7 E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.
8 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.
9 Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.
10 Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.

 
Quando acontece uma grande guerra ou algo que choca o ser humano, sempre há quem diga “isso é o fim do mundo!”. Bom... Pelo menos no que diz respeito a Guerras e rumores de Guerras (a Guerra Fria não foi uma guerra propriamente dita, mas o rumor de uma grande guerra!) eu posso afirmar: não é o fim do mundo! A Bíblia deixa isso claro. Isso é só o princípio das dores. Ainda há algumas coisas para acontecer antes do fim.
 
Para chegar o fim de fato, além das coisas que ainda devem acontecer, há uma, no versículo 10 do texto acima citado, que chama a minha atenção: o Evangelho precisa ser pregado entre todas as nações. Você sabia que, por mais louco que pareça, dentro do Brasil há “nações” que não possuem em sua língua um único versículo da Bíblia traduzido? Algumas tribos indígenas, que permanecem afastadas da sociedade estão nessa situação. Muito se pensa em África quando falamos em Missões. Mas no nosso Nordeste, tão cheio de fé, o verdadeiro Evangelho ainda não tem tanto espaço.
 
É preciso testemunhar o Evangelho a todas as nações. A todos os povos. Falar do verdadeiro Evangelho e não de mentiras que muitos inventam na tentativa de propagar algumas coisas apenas. Falar do Senhor e não de dogmas ou crenças. Falar do Amor de Jesus e não de placa de uma denominação. Claro que enquanto ainda estamos por aqui, as denominações acabam permitindo algumas adequações, mas elas não podem nos limitar em levar o verdadeiro Evangelho. As denominações devem estar a serviço da Missão e não a Missão a serviço das denominações. O interesse não deve ser por fazer a minha igreja crescer sempre e mais, mas de levar pessoas ao conhecimento de Jesus. E, claro, se elas ficarem em nossas comunidades, será motivo de alegria, mas a alegria maior deve ser pela conversão ao Senhor!
 
Grandes campanhas de evangelismo podem ajudar no crescimento de uma comunidade. Mas só o acompanhamento através do discipulado permitirá que crentes verdadeiros sejam formados. Não para acreditarem em qualquer coisa, mas para poderem discernir o que a Palavra, de fato, diz. Não precisando que alguém interprete, mas recebendo do Espírito Santo e compartilhando com pessoas mais experientes ou com as menos experientes o que o Senhor toca em seu coração.
 
É necessário que cumpramos o “IDE” de Jesus. Talvez seria mais bem traduzido se a expressão fosse “INDO”, pois a ideia do texto no original não se limita a deixar as coisas pra trás e ir para algum lugar falar do Evangelho, mas “INDO” por todo lugar (inclusive até para o mais longe!), devemos falar do Evangelho. Na rua de casa, na farmácia, no ônibus, na padaria... Por onde formos, devemos anunciar, com discernimento e ousadia, o Evangelho do Senhor. Claro, evitando o parecer chato, mas sempre que possível, deixando claro o Evangelho e mais que isso, através de nosso testemunho anunciar mesmo que sem dizer uma única palavra.
 
Quando a Adriana ficou grávida, nos primeiros meses, ela ainda ia sozinha pro trabalho. Hoje, eu levo e busco a cada dia. Mas no começo, ela ainda ia sozinha. Um colega de trabalho, quando a encontrou, já cumprimentou pela gravidez. Ela queria saber como ele tinha ficado sabendo. Ele respondeu: “vi o seu carro na vaga especial para gestante. Sei que você não pararia lá para tirar vantagem. Só pararia lá se estivesse grávida”. Mesmo sem dizer uma palavra, o testemunho estava dado! É isso que devemos fazer com o Evangelho: mesmo que não usemos uma única palavra para falar sobre Jesus, devemos viver como quem serve a esse Senhor e com nosso testemunho anunciar a verdade.
 
Como escrevi acima, o versículo 10 do texto citado deixa claro que o Evangelho precisa ser testemunhado a todas as nações. O versículo 14 do capítulo 24 de Mateus é m pouco mais claro quando cita a mesma passagem:
 
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
 
Só quando o Evangelho for anunciado para as nações virá o fim!
 
Assim, você e eu somos um pouco como João Batista. Lembra que ele precisava preparar o caminho para a manifestação do Messias? Então... Você e eu precisamos anunciar o Evangelho a todas as nações para que o fim aconteça e Jesus retorne dos Céus para nos buscar e para que Ele esteja conosco e nós estejamos com Ele onde quer que Ele esteja. Preparamos o caminho para que Jesus, que um dia subiu aos Céus, da mesma forma, retorne de lá para nos buscar.
 
Como João Batista, devemos anunciar. Agora, com a história a nosso favor: ele preparava o caminho para a manifestação. Nós já conhecemos essa manifestação do Messias! Podemos anunciar o que Ele fez e o cumprimento de cada profecia que vemos ao longo da história. E olha que não são poucas! Quando mais a arqueologia encontra vestígios históricos do passado que só era confirmado pela Bíblia antes da descoberta, mais se descobre que a Bíblia tinha razão...
 
Vamos preparar o caminho do Messias! Assim, Jesus VIRÁ!
 
Jesus VEM (antes do nascimento, a profecia);
Jesus VEIO (nasceu o Messias e manifestou-se);
Jesus VIRÁ (preparamos o caminho, anunciando o Evangelho, pois um dia Ele voltará – As outras duas partes dessa profecia já aconteceram. O que falta é apenas uma parte e logo chegará o dia. Até lá, anunciamos o Evangelho para testemunho de todas as nações).
 
Jesus VIRÁ!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 15/12/06 por e-mail.