Comentário de livro Bíblico: Ageu

23/10/2006

 

Autoria
Ageu, cujo nome significa “Festivo”, foi um dos profetas pós-exílicos, um contemporâneo de Zacarias. Ageu tinha as qualidades de um bom pastor. Encorajador, cuja palavra estava em sintonia com o coração do povo e a mente de Deus, ele foi o mensageiro do Senhor, com a mensagem do Dele, levando ao seu grupo desanimado a segurança da presença de Deus.
 
Data
O ministério de Ageu cobriu um período de um pouco menos de quatro meses, durante o segundo reinado do rei Dario, que governou a Pérsia de 522 a 486 a. C, Isso localiza Ageu na história aproximadamente em 520 a. C.
 
Contexto Histórico
Ageu, em 520 a. C, falou com os exilados que haviam retornado à sua terra natal em 536 a. C., sobre a necessidade de reconstruir o Templo do Senhor. Eles haviam começado bem, construindo um altar e oferecendo sacrifícios, estabelecendo, então, o fundamento para a Casa do Senhor no ano seguinte ao da volta do Exílio. A construção havia cessado. Mas em seu ministério, Ageu, contando com o apoio de Zacarias, fez com que o povo se reanimasse e completasse a tarefa de reconstrução do Templo.
 
O livro
O livro de Ageu trata de três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos oferecendo soluções inspiradores.

O primeiro problema: o desinteresse (1.1-15). Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são infrutíferos (1.5-6), porque eles tinham abandonado a Casa de Deus e ido para sua própria casa (1.7-9). Todo esforço deles para construir seu próprio reino nunca produzirá resultados permanentes. Após ver seu problema, o povo, então, precisa entender que Deus irá aceitar o que eles fazem a fim de que Deus seja glorificado, se eles entregarem a ele o que eles têm (1.8).

O segundo problema: Desencorajamento (2.1-9). Ageu leva uma mensagem destinada a tratar decisivamente do desencorajamento. A solução tem duas partes: uma trata do problema urgente; a outra trata de uma solução a longo prazo. Por hora, basta ao povo esforçar-se e trabalhar (2.4). A outra chave para combater o mal é para os construtores saberem que eles estão construindo para o dia em que Deus encher essa Casa com a glória que será maior do que a Glória do templo de Salomão (2.9).

O terceiro problema: Insatisfação (2.10-23) Agora que o povo está trabalhando, eles esperam uma inversão imediata de todos os seus anos de inatividade. Então o profeta vai com uma pergunta aos sacerdotes (2.12-13) acerca das coisas limpas e imundas e da influência deles sobre a outra. A resposta dos sacerdotes é que a imundície é infecciosa, enquanto a santidade não é. A aplicação é obvia: Não espere que o trabalho de três meses desfaça a negligência de dezesseis anos. A próxima palavra do Senhor ao povo é uma surpresa: “Mas desde este dia vos abençoarei” (2.19). O povo precisava entender que as bênçãos de Deus não podem ser ganhas como pagamento, mas são dádivas graciosas de um Deus doador. Deus escolheu Zorababel para ser um anel de selar (2.23), isto é, para representar a natureza do servo a ser cumprida, finalmente, no mais importante Filho de Zorababel, Jesus. Notar o nome de Zorobabel em ambas as listas genealógicas dos Evangelhos (Mateus 1; Lucas 3), indicando que a benção final, a maior delas, é uma Pessoa, seu Filho Jesus Cristo.
 
Esboço de Ageu
I. A primeira mensagem do Senhor: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos 1.1-15
  Considerai o que tendes feito: negligenciastes a Casa de Deus 1.1-6
  Considerai o que devíeis fazer: edificar a Casa de Deus 1.7-11
  Os resultados de considerar vossos caminhos 1.12-15
 
II. A segunda mensagem do Senhor: Esforçai-vos e trabalhai 2.1-9
  A comparação do novo Templo com o templo de Salomão 2.1-3
  Chamado para esforçar 2.4-5
  A glória vindoura do novo templo 2.6-9
 
III. A terceira mensagem do Senhor: Eu vos abençoarei 2.10-23
  Um pergunta aos sacerdotes 2.10-19
  Uma promessa para Zorobabel 2.20-23

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 23/10/06 por e-mail.