Apocalipse 2.8-11 8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. À Igreja em Esmirna, mais uma vê, uma confirmação de Quem está por trás do texto que é escrito: “o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”.
Não podemos perder isso de vista! O Senhor está, pessoalmente, preocupado com nossa vida e com o que passamos. Não importa a dificuldade ou a tranquilidade. Ele está cuidando de cada um de nós e se preocupa com nossas atitudes.
A Carta continua dando conta das condições da comunidade. Tanto de quem faz parte direta como quem faz parte de um grupo que se levanta contra. Mostra que o Senhor sabe mesmo o que se passa.
E sabe mais: o que está por vir. O Senhor anima essa comunidade para continuar fiel, mesmo diante de uma perseguição que se levantaria.
Hoje em dia há uma grande preocupação no meio evangélico apenas com o sucesso. Alguns ainda dizem que algum tipo de padecer é provocado apenas por falta de fé ou por pecado. Mas nem sempre é isso! Há situações que acontecem e que nos são contrárias, mas que não estão ligadas a pecados ou a falta de fé. Mas acontecem, porque no mundo passamos por aflições! E dentro dessas situações, o próprio Senhor está disposto a nos ajudar para que possamos enfrentar e encontrarmos a vitória!
Como seria a sua atitude se o Senhor chegasse pra você e fizesse o mesmo que fez com Esmirna? Ele chegou pra comunidade e disse que era pra continuar firme mesmo diante da dificuldade que iria chegar! Será que você continuaria forme se o próprio Senhor alertasse para uma dificuldade que iria chegar? Ou será que iria questionar, clamar por livramento, procurar onde estaria o pecado...? Há situações que acontecem porque estamos vivos neste mundo que carece da glória de Deus! E somos chamados para permanecer firmes mesmo diante dessas dificuldades, crendo no cuidado e na vitória que vem do Senhor.
Aliás, o texto no versículo 10 deixa isso claro, no final. É pra ser fiel até a morte e receber a coroa da vida! É uma promessa que não vai falhar, se permanecermos fiéis!!!
Creia no Senhor. Ainda que as dificuldades deste mundo possam até mesmo matar o corpo, no versículo 11 vemos que a segunda morte não terá efeito sobre quem permanecer fiel, independente das dificuldades. Não há choro que não possa ser consolado pelo Senhor! Busque ao Senhor e Ele fará o melhor. Não importa a dificuldade de hoje ou alguma que venha pela frente. Creia e o Senhor fará o melhor, mesmo dentro de uma dificuldade, e mais: poderá tirar você dessa dificuldade e colocar você no local melhor! Creia, continue buscando e seja fiel!
Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Esta meditação foi enviada em 19/07/06 por e-mail. |