Elias: “O profeta do AT mais falado no NT”

12/06/2006

 

Iniciamos mais uma semana!
 
Dia dos namorados...
 
No nosso “resumo livre da Bíblia”, hoje seguimos com a primeira parte sobre o profeta Elias. Na próxima semana vamos retomar o tema. E se você quiser/puder participar, é só enviar para o e-mail de meditações algo sobre a vida do Profeta Elias por e-mail e acrescentaremos na próxima semana.
  
A história de Elias começa a ser contada em 1 RS 17.1” Deve ter nascido em Tisbete (Galiléia), de acordo com o mesmo texto citado acima, que diz o seguinte: “Ora, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho, nem chuva haverá nestes anos senão segundo a minha palavra”. Juntamente com Eliseu, atuou como profeta principalmente nos tempos de Acabe (Acabe reinou 22 anos, aproximadamente entre os anos de 874 a 853 a.C.) e Jezabel.
 
Sua tarefa mais importante foi combater o baalismo no reino do Norte, o reino das 10 tribos, como podemos ver nos textos de 1 Rs 17 até 2 Rs 22. Apareceu trazendo a Acabe uma profecia que dizia que sobre o povo viria uma grande fome e uma forte seca devido à idolatria. Isso porque Jezabel, que era sidônia, era devota de Baal – o deus da fertilidade, e trouxe para os israelitas esse culto à Baal. As festas a esse deus se espalharam no reino e o Senhor se viu relegado a segundo plano, pois o “Grande Eu Sou” (Êx 3.14) é quem cuidava de tudo. Mas, de repente, o povo começou a acreditar que o deus da rainha era poderoso para auxiliar nas colheitas.
 
Após a profecia de Elias, ele foi se esconder num deserto a leste do Jordão, enquanto a fome se adiantava. Foi, durante esse período, alimentado de maneira milagrosa em duas situações:
 
- Em uma caverna próxima ao riacho Querite, era alimentado por corvos. Mas devido à seca, o riacho ficou sem água;
 
- Da caverna, foi para uma cidade chamada Sarepta, onde uma viúva pobre já aguardava a morte. Só tinha farinha e azeita para fazer um bolo para ela e seu filho. Como a fome e a seca continuavam, iam morrer. Elias pede um bolo para ele e, depois disso, a mulher deveria fazer para ela e seu filho, pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra (1 Rs 17.14). E assim aconteceu.
 
Na próxima semana continuamos com o texto sobre Elias. Se possível, envie sua participação!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 12/06/06 por e-mail.