Resumo livre da Bíblia: Gênesis - 2ª parte

16/01/2006

 

Seguimos com nosso “resumo livre” da Bíblia:

A CONTINUAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DO SER HUMANO

Caim e Abel:
Gn 4.1-16


Ambos filhos de Adão e Eva, portanto, irmãos. Caim, lavrador; Abel, pastor de ovelhas. Passado uns tempos, ambos se apresentaram diante do Senhor para trazer a sua respectiva oferta: Caim, frutos da terra; Abel, primícias do seu rebanho. Agradou ao Senhor Abel e a oferta que este trouxe; não O agradou Caim e sua oferta. Não foi visto apenas a oferta, mas também o ofertante. Como o pecado faz separação entre nós e Deus, a pessoa é importante na oferta, e não apenas a oferta para “desencargo de consciência”.

A raiva de Caim (algo que desagrada a Deus) foi tanta que ele convidou Abel, seu irmão, para irem a um lugar afastado (no campo). Aqui podemos ver um indício de que a intenção de Caim não era a melhor para com seu irmão. Por que querer ir a um lugar distante dos outros? A sua ira era tanta que ele matou seu irmão, fazendo, mais uma vez, coisas erradas perante Deus. Ele provou que estava sendo escravo do pecado, não conseguindo fugir do mesmo. Não somos diferentes dele: se não tomarmos cuidado, nosso viver será também escravo do pecado, que nos separa de Deus.


O Dilúvio
Texto: Gn 6 a 9


Deus se desagradou do ser humano que Ele havia criado. Quis destruir essa espécie. Mas antes de qualquer coisa, procurou aquele que ainda estava agradando o Seu coração: Noé e a sua família. A partir deles, recomeçou. Em sua obediência a Deus, Noé constrói uma Arca e leva para dentro dela seus familiares e muitos animais, tudo debaixo da orientação de Deus. Depois de tudo construído e acertado, Deus mesmo fecha a Arca e a salva do Dilúvio. Mais uma vez, Deus mostra que o Seu propósito para o gênero humano é a vida em obediência à Sua vontade.


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 16/01/06 por e-mail.